Esportes

Gre-Nal é o último e decisivo capítulo do Gauchão 2011

Renato sai com vantagem sobre Falcão no clássico que decide a taça que restou nas aspirações da dupla

Gre-Nal é o último e decisivo capítulo do Gauchão 2011
Gre-Nal é o último e decisivo capítulo do Gauchão 2011 Foto : Fabiano do Amaral
O Rio Grande do Sul tinha a expectativa de um Gre-Nal de Copa Libertadores em 2011, mas os times não corresponderam e sucumbiram nas oitavas de final. Essa queda, porém, deu lugar a dois Gre-Nais de "Copa do Mundo"  valendo, desta vez, o até então desvalorizado Gauchão. O Grêmio entra no Olímpico, às 16h, com a vantagem após construir o placar de 3 a 2 no Beira-Rio, mas o favoritismo pode não prevalecer após o árbitro Leandro Vuaden apitar o início do clássico.

ACOMPANHE A PARTIDA AO VIVO PELO SITE DO CORREIO DO POVO ÀS 16H


O problema para comissões técnicas e diretorias é que, apesar de um lado sempre desdenhar o estadual do outro, com os ídolos Renato Portaluppi e Paulo Roberto Falcão na casamata, nem "imortais" e tampouco "campeões de tudo" aceitam perder. E, apesar do jogo se decidir no campo, os dois técnicos esconderam suas estratégias para não entregar armas ao rival na véspera.

Renato não esconde treinos, mas segura as escalações até o último momento. Falcão, por sua vez, fecha os trabalhos para a imprensa enquanto tenta dar ao Colorado o seu estilo de jogo, em meio à sequência de decisões. Ambos os técnicos precisam remediar os desfalques.  No Grêmio, Gabriel não terá condições e Mário Fernandes ocupará a vaga. Ainda há dúvidas se o gol ficará com Victor ou Marcelo Grohe. No Inter, Rodrigo e Rafael Sobis sentiram lesões e serão substituídos por Índio e Oscar.

Do lado tricolor, que já deu um passo em direção ao troféu, Renato conta os minutos para ver o capitão Fábio Rochemback erguer o Rio Grande do Sul sobre sua cabeça. "Ganhar título não tem preço. Não importa se é Libertadores, Brasileiro ou Gauchão", destaca o técnico. Ele acrescenta que espera muito sucesso para Falcão, mas somente a partir de segunda-feira. "Sinceramente, gosto muito dele, com o coração, torço muito, mas no Gre-Nal eu quero ser campeão", enfatiza Renato. "Mas quero muito o sucesso dele a partir daí", completa.

Para Rochemback, por sinal, não falta confiança para apontar o favoritismo do Grêmio, no regulamento. "O gremista tem todos os motivos para achar que o título vem para nós. A gente conseguiu uma vantagem muito boa e estamos confiantes como o torcedor", avalia o volante, sem deixar a precaução de lado, porém: "É preciso ter cuidado, a gente precisa entrar no campo dando nosso máximo pois estamos bem avisados da qualidade do adversário".

Falcão, por sua vez, aposta na dinâmica do futebol para calar o Olímpico. "Ao contrário da vida, o futebol permite recuperações imediatas. No futebol, tudo é rápido", afirma o treinador, projetando alcançar os dois gols de diferença que levam a taça de volta ao Beira-Rio. "É difícil para nós, mas está longe de ser uma tarefa impossível. Vamos ao Olímpico para buscar o resultado que nos interessa", reforça.

O vice-presidente de futebol, Roberto Siegmann, reconhece o tamanho do obstáculo a superar no Olímpico, mas apóia Falcão para a virada. “O adversário está com toda a vantagem, mas eu penso que a grandeza do nosso time e da nossa torcida vai tornar possível reverte”, projeta o dirigente, acrescentando que pretende "estragar a festa" e os "98% de título garantido do outro lado".

Grêmio x Inter

- Grêmio: Victor (Marcelo Grohe); Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo e Gílson; Fábio Rochemback, Adílson, Lúcio e Douglas; Leandro e Júnior Viçosa. Técnico: Renato Portaluppi.

- Inter: Renan; Nei (Glaydson), Índio, Bolívar e Kleber; Bolatti, Guiñazu, D''Alessandro, Andrezinho e Oscar; Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

- Arbitragem: Leandro Vuadem (Fifa), com Altemir Hausmann (Fifa) e Júlio César dos Santos.

- Local:
estádio Olímpico.

- Início: 16h.