Jogadores gremistas e colorados se uniram neste domingo em uma caminhada pedindo paz em Porto Alegre. O grupo composto por dezenas de torcedores saiu do portão principal do Beira-Rio e seguiu até o Estádio Olímpico, passando pela avenida Padre Cacique e rua José de Alencar.
O percurso foi acompanhado pela Brigada Militar e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que monitorou os desvios no trânsito. Durante a caminhada, os torcedores uniformizados levaram bandeiras dos dois times e do Rio Grande do Sul, além de cantaram juntos o hino rio-grandense.
A iniciativa surgiu depois de um incidente entre torcedores da dupla em janeiro deste ano, em Bento Gonçalves. Na época, Inter e Grêmio começavam a pré-temporada na Serra Gaúcha. Segundo um dos organizadores do evento, o gremista Fernando Junqueira, a ideia é mostrar que o futebol pode ser uma atividade que proporcione o lazer e não a violência. “O futebol é um esporte que deve estimular a alegria e a competição sadia, sendo compartilhado por toda a família”, afirmou ele.
Segundo o colorado Lisandro de Andrade, também da organização do evento, a rivalidade não deve significar inimizade. “É uma competição saudável, não um duelo. Precisamos estimular esse sentimento de paz para transformarmos os estádios em locais seguros e de confraternização”, afirmou ele.
Além de promover a união entre torcidas, o evento promoveu uma ação social. Antes da caminhada foram doados pelos participantes alimentos não-perecíveis que serão doados as casas mantidas pelo Abrigo João Paulo II, que atende a 180 crianças em situação de risco. A primeira caminhada que envolveu torcedores dos dois times ocorreu em janeiro deste ano. O grupo percorreu o sentido inverso saindo do Olímpico em direção ao Beira-Rio.
Gremistas e colorados fazem caminhada pela paz
Torcedores saíram do portão principal do Beira-Rio e seguiram até o Estádio Olímpico