O Grêmio está prestes a tomar uma decisão importante para o futuro do clube na próxima semana. Insatisfeito com os rumos da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), o Tricolor pode passar a fazer parte da FFU (Futebol Forte União). Projetando concluir o processo, os conselheiros e as conselheiras foram convocados para votar a mudança em Sessão Extraordinária no Auditório da Arena, que ocorre na próxima quinta-feira, dia 5 de março.
“É deliberativa. Será decidido o pedido do Conselho de Administração para a saída do Grêmio da Libra e adesão à Futebol Forte União (FFU). Não tem quórum qualificado. É maioria simples dos presentes”, explica Philippe Jardim, presidente do Conselho Deliberativo do clube, em contato com o CP.
O movimento do Grêmio de trocar de grupo tem três motivos mais fortes. O primeiro tem relação com o Flamengo, um dos clubes que fazem parte da Libra (Palmeiras, São Paulo, Bahia, Red Bull Bragantino, Santos, Vitória e Remo também compõem o bloco comercial). O Rubro-Negro carioca tem atritos na distribuição de receitas de televisão, alegando prejuízos. Por conta disso, há uma relação estremecida do Tricolor e de outros times com os cariocas.
Os gaúchos estão descontentes com a falta de debate e diálogo sobre a estrutura do futebol, algo bem diferente na FFU, que hoje é comandada pelo presidente do Inter, Alessandro Barcellos. O outro ponto tem a ver com a diminuição das receitas em relação ao acordo inicial. O acesso do Remo, por exemplo, para a Série A, fez o Tricolor ter um prejuízo financeiro, já que não havia uma regra definida caso um clube da Libra subisse de divisão.