Inter confirma venda de Leandro Damião ao Santos

Inter confirma venda de Leandro Damião ao Santos

Fundo de investimentos teria intermediado transação do artilheiro que marcou 90 gols pelo Colorado

Correio do Povo

Em 179 partidas com a camisa colorada, marcou 90 gols

publicidade

O Inter confirmou, na tarde desta segunda-feira, a venda do centroavante Leandro Damião ao Santos. O jogador, que foi protagonista da conquista da Libertadores, em 2010, da Recopa Sul-Americana, em 2011 e do Gauchão de 2011, 2012 e 2013, teve uma queda de desempenho na segunda metade desta temporada. As negociações de um fundo de investimentos aliado ao Santos já tinham sido aventadas e uma "confirmação da venda" foi publicada em toda a imprensa nacional, mas sem confirmação dos clubes.

Apesar de a direção colorada relatar em nota que a venda foi feita para o Santos, os principais acertos para a transação teriam ocorrido na noite da última quarta-feira, com o fundo inglês Doyen Sports. A ideia inicial era desembolsar cerca de R$ 13 milhões pela operação, além de incluir um jogador, provavelmente o volante Arouca. Como o Inter se mostrou irredutível e só aceitou negociar em dinheiro, a compra teria alcançado cerca de R$ 42 milhões. O Colorado detinha 70% dos direitos econômicos do atleta, enquanto a parte restante pertencia ao Atlético Ibirama (SC), clube formador de Damião. O Santos pretende também bater o martelo nos próximos dias na contratação do chileno Eduardo Vargas, que deve assinar empréstimo de um ano e meio.

Em seu site oficial, Damião publicou carta aos torcedores do Inter agradecendo o apoio. O atleta também justificou a mudança para a equipe santista como uma tentativa de retornar à Seleção e ainda ter chances de disputar a Copa do Mundo de 2014.

Antes de chegar ao Colorado, Damião passou pelo Atlético de Ibiriama-SC e pelo Marcílio Dias. No Inter, o atacante chegou, inclusive, a disputar 17 partidas pela Seleção Brasileira, marcando três gols. O camisa 9 tinha contrato com o Inter até setembro de 2017. No entanto, caiu de rendimento e já não gozava de prestígio com a comissão técnica e a diretoria colorada. O clube gaúcho quis negociá-lo para quitar as dívidas e reduzir a folha salarial. Somou-se a isso o mau desempenho de Damião em 2013 e o fato de alguns membros da comissão técnica considerarem que ele não é "de grupo".

Contratado inicalmente para defender o Inter B, em 2009, Damião passou a integrar o grupo principal em 2010, quando brilhou no jogo final da Libertadores contra o Chivas, do México. Em 2011, marcou 40 gols pelo Inter e um pela Seleção Brasileira. Na temporada 2012 manteve a média alta e foi pelo segundo ano consecutivo artilheiro do Gauchão, com 11 gols. Em 2013, marcou 13 gols. Ao todo, em 179 partidas com a camisa colorada, marcou 90 gols.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895