Inter

Conheça os adversários do Inter na fase de grupos da Libertadores

Colorado terá velhos conhecidos pela frente na competição continental

Inter encara Bahia, de Everton Ribeiro, na primeira rodada do Grupo F da Copa Libertadores
Inter encara Bahia, de Everton Ribeiro, na primeira rodada do Grupo F da Copa Libertadores Foto : Ricardo Duarte/ Inter/ CP

Passava um pouco mais de 21 horas da segunda-feira quando o Inter conheceu seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2025: Nacional-URU, Atlético Nacional-COL e Bahia. Todos eles já foram adversários do Colorado em outras edições da Libertadores.

Veja Também

Bahia

O confronto contra o time brasileiro, treinado por Rogério Ceni, será o primeiro do Colorado em busca do Tri da América. O jogo será realizado na primeira semana de abril, na Arena da Fonte Nova, na Bahia. Oitavo colocado no Brasileiro do ano passado, o Bahia teve que disputar a pré-Libertadores. Na segunda fase, bateu o The Strongest, da Bolívia, após empate na altitude e goleada de 3 a 0 na Arena Fonte Nova. Contra o Boston River, do Uruguai, novo empate como visitante e, desta vez, uma vitória magra dentro de casa por 1 a 0.

Mesmo assim, se engana quem acha que o Inter terá vida fácil no confronto. O time de Ceni conta com medalhões e velhos conhecidos da torcida colorada, como experiente o meio-campo Everton Ribeiro, o atacante Wilian José e com três ex-Inter: os laterais Gilberto (2014) e Iago (2019) e o goleiro Danilo Fernandes (2016-2021).

Na atual temporada, o Bahia disputou 19 jogos em três competições diferentes (Libertadores, Copa do Nordeste e Campeonato Baiano). Venceu 11 jogos, empatou 6 e perdeu apenas duas partidas, um aproveitamento de 68,4%. O artilheiro da equipe é o atacante uruguaio Luciano Rodríguez com 6 gols. Inter e Bahia se enfrentaram na Libertadores de 1989, em quatro jogos, com uma vitória de cada lado na fase de grupos e triunfo colorado nas quartas de final da Copa, com vitória por 1 a 0 no Beira-Rio e empate de 0 a 0 na Bahia.

Éverton Ribeiro é o maestro do Bahia comandado por Rogério Ceni | Foto: Rafael Rodrigues / Bahia / Divulgação / CP

Nacional

Seja você mais de 60 anos, ou abaixo dos 40, já está acostumado a ver o Nacional, tri campeão da Copa Libertadores, na frente do Inter pela Copa Libertadores. Já foram 12 enfrentamentos na competição continental, incluindo a final de 1980, vencida pelo Bolso, após um empate no Beira-Rio e uma vitória por 1 a 0 no Uruguai. Mesmo assim, o retrospecto contra a equipe de Montevidéu é positivo. São 5 vitórias, 5 empates e duas derrotas. Em 2006, ano do primeiro título continental do Colorado, foram 4 embates, duas vitórias vermelhas e dois empates.

Nico López, ex-Inter, é o artilheiro do time em 2025 | Foto: Divulgação/ Club Nacional de Football

O atual 4º colocado do campeonato uruguaio conta com jogadores conhecidos e experientes como o zagueiro Coates, 34 anos, o meio campo Romulo Otero, que teve passagens por Atlético Mineiro e Corinthians e os conhecidos atacantes Eduardo Vargas (ex-Grêmio) e Nico López (ex-Inter). O ex-jogador do Inter, inclusive, é tido como principal peça do elenco do experiente treinador chileno Martin Laserte, de 63 anos, com 5 gols na atual temporada. Em 2025, o Nacional jogou 7 vezes, com 4 vitórias, 2 empates e uma derrota.

Atlético Nacional

O bi-campeão da Copa Libertadores (1989 e 2016) talvez seja o time mais desconhecido do grupo do Inter. Inclusive, os dois times se enfrentaram na Copa Libertadores de 1993, com um empate na Colômbia e uma derrota colorada em Porto Alegre por 1 a 0. O atual campeão do Torneio Clausura também tem jogadores calejados em seu elenco, como o goleiro David Ospina, o volantes Matheus Ouribe e o meio campo Edwin Cardona, que é um dos artilheiros do time na temporada com 4 gols, ao lado do atacante Kevin Viveros.

Apesar de não ter um super time como em outros anos, equipe colombiana tem em seu estádio, Atanasio Girardot, com capacidade para 44 mil pessoas em Medelín, como uma de suas armas.

Atual segundo colocada no campeonato nacional, a equipe treinada por Javier Gandolfi, de 44 anos, realizou 10 jogos na atual temporada, com 6 vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Ospina é a experiência do time colombiano | Foto: Divulgação/Club Atlético Nacional /