Desafio do Inter será não perder o fôlego no segundo turno
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Desafio do Inter será não perder o fôlego no segundo turno

Colorado fez menos pontos na segunda metade do Brasileirão nos últimos dois anos, o que custou a disputa pelo título

Correio do Povo

Colorado lidera a competição nesta temporada

publicidade

Sob o comando do técnico Eduardo Coudet, o Inter encerra o primeiro turno do Brasileirão na liderança do campeonato e como um postulante real ao título. O desafio para o argentino é manter o foco de seu time em meio ao acumulado de competições como a Libertadores e a Copa do Brasil – ambas já na fase de mata-mata.

Com 35 pontos, 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, o Colorado apresenta um desempenho superior ao de 2019 – aproveitamento de 61,4%, contra 57,8% – e também um avanço considerável em sua posição na tabela na mesma rodada, já que era o 4º no ano passado, ao fim do primeiro turno.

Vice-presidente de futebol do Inter, Alexandre Chaves Barcellos, citou que, caso repita a pontuação, o Colorado chegará em condições de brigar pelo título do Brasileirão – o qual não conquista desde o longínquo 1979. O retrospecto recente, entretanto, não é favorável ao Inter. 

2018 foi o melhor primeiro turno do Inter 

No ano passado, com Odair Hellmann como seu treinador, a situação era seguinte na 19° partida: 33 pontos, com 10 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Na reta final, o comandante foi demitido, Zé Ricardo assumiu e a equipe encerrou na 7ª colocação, com 57 pontos. Tendo conquistado 24, dos 57 pontos possíveis no returno. 

O melhor ano de Odair – e também do Inter na era dos pontos corridos com 20 clubes – no primeiro turno do Brasileirão havia sido o anterior. Em 2018, a equipe recém voltando da Série B, fora da Libertadores e eliminada precocemente na Copa do Brasil, acumulou 38 pontos nas 19 primeiras rodadas, com 11 vitórias, 5 empates e três derrotas. Foram 66% de aproveitamento. No entanto, a liderança era do São Paulo, que tinha 40 pontos (curiosamente a única equipe que pode “tirar” o título do primeiro turno neste ano da equipe de Coudet, caso vença seus jogos ainda não realizados).

Em dezembro, no encerramento do campeonato, o Palmeiras sagrou-se campeão e o Inter ficou na 3ª colocação, com 69 pontos e 60% de aproveitamento. A equipe gaúcha somou 31 dos 57 pontos possíveis no returno e foi ultrapassado também pelo Flamengo mais para o fim da competição. 

Propostas de jogo distintas

Com dois comandantes diferentes nas três campanhas, o Inter também apresenta estilos de jogo bastante distintos nas propostas de Odair Hellmann e Eduardo Coudet. Mais ofensivo, nesta temporada o Colorado só não marcou em três partidas no Brasileiro:  Corinthians, Fortaleza e Goiás. Em 2019, foram cinco jogos sem marcar e, em 2018, 6 partidas durante todo o primeiro turno. 

Ao todo, neste ano, o ataque colorado marcou 30 gols em 19 jogos, superior aos desempenho de 2019, com 25 e 2018, com 27. A melhor defesa, no entanto, foi há dois anos atrás, com 12 gols sofridos.

A força do Beira-Rio se manteve em todas as três campanhas, mas o nível de atuação nas partidas longe de Porto Alegre se alterou. Com o argentino, a equipe tenta ter mais a posse e não busca um futebol reativo. 

Ainda que agrade mais o torcedor, o rendimento em 2020 na casa dos adversários foi melhor na relação com 2019, mas inferior ao de 2018, quando o Colorado triunfou cinco vez fora de casa, contra quatro nesta temporada e duas no ano passado. 

As campanhas coloradas recentes: 

2018 - 38 pontos, 2° colocação - 11 vitórias, 5 empates e 3 derrotas
2019 - 33 pontos, 4° colocação - 10 vitórias, 3 empates e 6 empates 
2020 - 35 pontos, 1° colocação - 10 vitórias, 5 empates e quatro derrotas

Posição final no campeonato: 

2018 - 3° colocação, 69 pontos

2019 - 7ª colocação, 57 pontos


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV deste sábado, 20 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP deste sábado, 20 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895