"Se der uma média de público de 25, 30 mil pessoas por jogo no Beira-Rio, o Inter vai ser campeão brasileiro. Mas a torcida, assim como os jogadores, também deve estar focada", afirma o diretor técnico.
A proposta é ousada. Apesar de estar sempre entre os clubes com maior público no estádio, nas últimas edições do Brasileirão, a média de torcedores no Beira-Rio não ultrapassa os 20 mil. Se comparado com outros clubes, a meta também parece complicada. Em 2011, o Corinthians, primeiro no quesito, teve média de 29.424. O Bahia, que voltava à primeira divisão após anos de ostracismo, ficou em segundo lugar, com 22.741.
"O jogador funciona assim: se o estádio está lotado, ele se motiva e entra em campo a mil. Se não, dá moleza", confirma Fernandão, que já conclama os colorados para comparecerem contra o Coritiba, domingo, na partida que marca a estreia do time no Brasileirão 2012: "O começo da campanha é fundamental. Se querem o título do Brasileiro, que o Inter não conquista há 33 anos, têm de vir desde o primeiro jogo".
Média no Beira-Rio nos últimos anos
2008 - 19.588
2009 - 18.583
2010 - 16.630
2011 - 18.188