No primeiro confronto da decisão, o Inter, então comandado por Abel Braga, foi ousado e surpreendeu o São Paulo em pleno estádio do Morumbi. Com dois gols de Rafael Sobis, o time gaúcho calou os paulistas e deu um passo importante para o título. No final da partida, o zagueiro Edcarlos reacendeu as esperanças do adversário de conquistar a América ao marcar um gol.
O segundo jogo foi pautado pela emoção. Com o apoio do torcedor, o Inter foi para cima do São Paulo e abriu o placar aos 29 minutos com Fernandão. O centroavante se aproveitou da falha de Rogério Ceni e empurrou a bola para o fundo das redes. O resultado parcial de 1 a 0 dava tranquilidade aos colorados que precisavam apenas de um empate para levantar a taça. A partida, no entanto, não tinha terminado. O Tricolor paulista voltou melhor para a segunda etapa e empatou a partida com Fabão, aos cinco minutos.
Fernandão comemora o primeiro gol ao lado de Fabiano Eller / Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
O gol dos paulistas não desestabilizou os gaúchos, que seguiram em cima do São Paulo à procura do segundo gol. Ele veio aos 20 minutos, com Tinga. Ceará fez um cruzamento da meia direita para Fernandão. O capitão colorado cabeceou forte e Rogério Ceni fez uma defesa espetacular. No rebote, o próprio centroavante cruzou de perna esquerda para área. A bola encontrou a cabeça de Tinga, que só teve o trabalho de empurrá-la para o fundo das redes.
Na comemoração, Tinga levantou a camiseta e mostrou uma mensagem, atitude proibida pela Fifa e passível de cartão amarelo. Horacio Elizondo cumpriu a regra e o jogador colorado recebeu a segunda advertência, sendo expulso do duelo. A partir daí, o confronto ganhou em emoção. O sofrimento da torcida vermelha foi ampliado com o gol de Lenílson aos 39 minutos da etapa complementar. No desespero, Abel Braga modificou a equipe e terminou a partida com cinco defensores, depois que Ediglê entrou no lugar de Rafael Sobis.
Abel Braga e Clemer foram símbolos da conquista da Libertadores em 2006 / Foto: Ricardo Giusti / CP MemóriaApesar da pressão são-paulina, o Inter segurou o empate em 2 a 2 e pintou a América de vermelho pela primeira vez. A conquista sul-americana abriu as portas para um novo desafio: o Mundial de Clubes em Yokohama. Na competição, o Colorado foi novamente bem-sucedido depois de bater o poderoso Barcelona, que tinha Ronaldinho como principal estrela.
Libertadores 2006 - Final
Inter 2
Clemer; Índio, Bolívar e Fabiano Eller; Ceará, Edinho, Tinga, Alex (Michel) e Jorge Wagner; Sobis (Ediglê) e Fernandão. Técnico: Abel Braga
São Paulo 2
Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos (Alex Dias); Souza, Mineiro, Richarlyson (Tiago), Danilo (Lenilson) e Júnior; Leandro e Aloísio. Técnico: Muricy Ramalho.
