Inter

Inter chega à classificação inédita após vitória em Gre-Nal

Colorado disputará terceira Libertadores seguida pela primeira vez na história

D´Alessandro marcou o gol da classificação à Libertadores de 2012
D´Alessandro marcou o gol da classificação à Libertadores de 2012 Foto : Cristiano Estrela
A classificação à Libertadores de 2012 será lembrada com orgulho pelos colorados. Não apenas pelo fato de ela acontecer depois de um Gre-Nal com Beira-Rio lotado, mas também por ser a primeira vez que o clube alcança a competição mais importante da América pelo terceiro ano consecutivo. O vice-presidente de futebol, Luís Anápio Gomes, ficou satisfeito com a conquista da vaga, mas lamentou que ela não tenha vindo com a taça. "O Inter está habituado a disputar esse tipo de competição. Queríamos que a classificação viesse através do titulo, mas isso não foi possível. Nesse Gre-Nal, tínhamos a obrigação da vitória e conseguimos a vaga", disse em entrevista coletiva.

A Libertadores de 2012 será a décima edição do torneio em que o Inter estará presente. As outras foram em 1976, 1977, 1980, 1989, 1993, 2006, 2007, 2010 e 2011. Em 2006 e 2010, o clube conquistou o título.

Inter começa contra colombiano

Diferentemente de todas as outras vezes, em 2012 a Libertadores começará mais cedo para o Inter, ainda na fase preliminar – já no mês que vem, em 25 de janeiro. Para chegar aos grupos, o time de Dorival Júnior terá de passar por um adversário da Colômbia, que será definido ainda neste mês. Tolima, Once Caldas e Millonarios estão na disputa. O mata-mata inicia no Beira-Rio e encerra na Colômbia, em 1º de fevereiro.

Passando pela pré-Libertadores, o time de Dorival Júnior entrará no grupo 1, o mesmo do Santos, atual campeão continental – e que disputa o Mundial de Clubes em dezembro. Um adversário boliviano e outro peruano completam a chave.

Dagoberto é o primeiro reforço

Minutos após o Gre-Nal desse domingo, o empresário Marcos Malaquias confirmou que Dagoberto será jogador do Inter em 2012. O representante só não soube dizer se o jogador será apresentado em janeiro ou abril – quando termina seu contrato com o São Paulo. A data, explicou ele no Twitter, depende de acerto entre as direções dos clubes.

Por outro lado, Fabrício, Sorondo, Rodrigo, Ricardo Goulart, Alex e Siloé têm contrato encerrando no final da temporada. O técnico Dorival Júnior, que permanece, disse que a direção se manifestará sobre mudanças no grupo. Pediu, porém, “três ou quatro” reforços do nível de Dagoberto para brigar pelo título da Libertadores.

Além disso, a janela de transferências para o futebol europeu começa na virada do ano. A principal missão será manter o atacante Leandro Damião. De acordo com Anápio, nenhuma proposta multimilionária chegou para o goleador colorado na temporada.

Bookmark and Share