O Inter venceu o Ceará na tarde deste domingo por 2 a 1, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado foi construído com gols de Alecsandro – de pênalti – e Kleber. O time de Estevam Soares descontou com Michel, num frango do goleiro Pato Abbondanzieri. O próximo jogo da equipe colorada será contra o Atlético-MG, em Minas Gerais, na quarta-feira, enquanto o time cearense enfrentará o Guarani, no Brinco de Ouro, na quinta.
Movimentação que dá resultado
O primeiro tempo entre Inter e Ceará começou movimentado, apesar do tempo ruim em Porto Alegre. Mais animado e bem postado dentro de campo, a equipe Celso Roth logo colocou o time de Estevam Soares dentro do seu campo, que não conseguia mostrar as virtudes de vice-líder do Brasileirão.
A movimentação foi a tônica na atuação do Inter. Com cinco homens no meio-campo, a bola sempre estava nos pés do time gaúcho. Aos 10 minutos, D'Alessandro recebeu dentro da área e fintou o zagueiro. Poderia ter aberto o placar se não fosse a intervenção do goleiro Diego.
Aos 15, o argentino dominou a bola na intermediária e lançou Giuliano. O meia foi derrubado dentro da área e o árbitro Alício Pena Júnior marcou pênalti. Alecsandro foi para a bola e abriu o placar no estádio Beira-Rio.
A vantagem no escore deu tranquilidade ao Inter. A troca de posições entre Taison, D'Alessandro e Giuliano confundia a marcação cearense. Os volantes não conseguiam desarmes e deixavam que os contra-ataques surgissem apenas por vacilos do Inter.
Somente aos 22 minutos o Ceará causou problema para Pato Abbondanzieri. Após cruzamento vindo da direita, Careca dominou no peito e chutou forte para uma defesa espetacular do arqueiro argentino.
A partir dos 30, os dois times caíram de produção. O Inter tinha a iniciativa, mas emperrava no posicionamento da defesa do Ceará. A definição do resultado ficou para a segunda etapa.
Segundo tempo morno e o frango colorado
Na primeira jogada do segundo tempo, Taison encontrou D'Alessandro na esquerda. O argentino, sem olhar, tocou para Kleber. O lateral canhoto, dentro da área, encheu o pé e fuzilou o goleiro Diego, ampliando o marcador. O Ceará nem bem se instalava dentro de campo e já perdia por 2 a 0. O início avassalador contrastou com a atuação no restante da partida.
A partir do gol, o Inter decidiu administrar a partida. Diminuiu a movimentação e as chances de gol ficaram cada vez mais escassas. O Ceará, por sua vez, buscava o primeiro gol e a esperança de quem sabe, no decorrer da partida, empatar o jogo.
O time de Estevam Soares parecia mais interessado e descontou num lance surpreendente. Aos 17 minutos, o volante Michel, num chute despretensioso, venceu o goleiro Pato Abbondanzieri. Frango argentino no estádio Beira-Rio. Ali se desenhou a possibilidade de empate para o Ceará.
Celso Roth, de forma prudente, colocou Glaydson e tentou aumentar o fôlego do ataque, com as entradas de Andrezinho e Everton. O Inter, que dava as cartas no começo do jogo, passou a sofrer pressão e a correr riscos.
Erick Flores e Camilo tentaram comandar a reação da equipe cearense, mas emperraram na boa atuação de Sandro e da defesa colorada. Os lances de perigo minguaram na metade do segundo tempo e só voltaram a aparecer no final do jogo. Aos 47 minutos, Éverton recebeu dentro da área, em condições de fazer o terceiro, mas colocou a bola longe do gol de Diego.
Brasileirão 2010 – 9ª Rodada
Inter 2
Pato Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro e Wilson Mathias (Glayson); Giuliano (Andrezinho), D'Alessandro e Taison; Alecsandro. Técnico: Celso Roth.
Ceará 1
Diego; Oziel, Ânderson, Jorge Luiz e Ernandes; Michel (Camilo), Heleno, João Marcos e Geraldo (Erick Flores); Washington e Mizael. Técnico: Estevam Soares.
Gols: Alecsandro (I), aos 16/1º; Kleber(I), 1/2º; Michel (C), aos 17/2º.
Cartões amarelos: Wilson Matias (I); Sandro (I); Everton; Michel (C); Washignton (C);
Arbitragem: Alício Pena Júnior, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Jair Albano Félix.
Local: Beira-Rio.
Público: 6.483
Renda: R$ 84.685
Inter consegue vitória sofrida sobre Ceará
Gols colorados foram marcados por Alecsandro e Kleber