Inter

Inter evita manifestação pública antes de julgamento de Alan Patrick no STJD

Se punido, meia pode pegar até seis jogos de suspensão por críticas à arbitragem

Alan Patrick pode ficar fora da reta final do Brasileirão
Alan Patrick pode ficar fora da reta final do Brasileirão Foto : RICARDO DUARTE / INTER / CP

O Inter decidiu adotar silêncio público diante da denúncia contra Alan Patrick no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O meia será julgado nesta quinta-feira (5), a partir das 14h, por críticas à arbitragem na derrota para o Fluminense, no Maracanã, e pode receber uma suspensão de até seis partidas. O clube, por enquanto, não pretende entrar no debate fora do processo.

O entendimento da direção colorada é de que qualquer manifestação antes da decisão não seria produtiva. "A manifestação do clube ocorrerá nos autos e na defesa", afirmou o vice-presidente de Assuntos Jurídicos, Jorge Roberto Cunha de Oliveira Filho, ao explicar a posição do Inter sobre o caso.

Alan Patrick foi denunciado com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ofensa à honra de alguém. A punição prevista varia de um a seis jogos de suspensão, além de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Embora não esteja explícito, a denúncia pode ter origem na entrevista concedida pelo camisa 10 à televisão logo após a derrota para o Fluminense. Inconformado com a atuação do árbitro Lucas Casagrande, o jogador criticou a não expulsão do lateral-esquerdo Renê em duas oportunidades e afirmou que "faltou culhão" ao juiz. A súmula da partida não registra qualquer ocorrência envolvendo o meia.

Uma eventual punição poderá ter reflexos na sequência do Brasileirão. Caso seja suspenso, Alan Patrick terá de cumprir a pena a partir do confronto com o Vasco, marcado para 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

O julgamento representa mais uma preocupação para o Inter em relação ao seu principal articulador. O jogador não enfrentou o Coritiba por causa de uma lesão no músculo anterior da coxa direita. Depois da vitória sobre os paranaenses, o técnico Eduardo Baptista indicou que espera contar com o camisa 10 na próxima rodada. A disponibilidade, entretanto, também dependerá da decisão do STJD.

Veja Também