Inter

Inter irá alegar contaminação involuntária em Nilton e Wellington

Defesa prévia deve ser entregue ao STJD até segunda-feira

Inter irá alegar contaminação involuntária em Nilton e Wellington
Inter irá alegar contaminação involuntária em Nilton e Wellington Foto : Fabiano do Amaral / CP Memória
Os volantes Nilton e Wellington Martins irão ao CT Parque Gigante nesta quarta-feira. Falarão com Argel Fucks, com os dirigentes e também com os companheiros. No entanto, não participarão do treino. Ao invés de treinar, a dupla, flagrada em uma sequência de exames antidoping com dois tipos de diuréticos, deverá ocupar o dia conversando com os advogados do clube, que têm até segunda-feira para concluir a defesa prévia de ambos e entregá-la no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube devem apresentar a defesa baseada na tese da “contaminação involuntária”.

Em reuniões preliminares com os advogados e dirigentes, Nilton e Wellington afirmaram desconhecer completamente a origem da contaminação com as duas substâncias encontradas na urina de ambos. Os exames acharam vestígios de hidroclorotiazida e clorotiazida, diurético que não aumenta o rendimento atlético dos jogadores, mas pode ser usado para mascarar outras substâncias. Em princípio, os volantes negam a ingestão de um tipo de composto emagrecedor, que poderia ter as duas substâncias em sua fórmula.

Depois de analisar a alegação prévia dos colorados, o STJD marcará o julgamento em primeira instância, que deve ocorrer ainda este mês. Tanto Nilton quanto Wellington podem ser punidos com até dois anos de suspensão. Nilton foi flagrado após os jogos contra o Corinthians, pelo Brasileirão, no Beira-Rio, e o Palmeiras, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil. Wellington Martins, por sua vez, foi pego após o jogo contra o Palmeiras, também pela Copa do Brasil, mas no Beira-Rio. Ambos foram suspensos preventivamente pelo STJD por um prazo de 30 dias.