Mesmo ainda cercado por desconfiança da torcida e próximo da parte inferior da tabela do Brasileirão, o Inter já apresenta sinais de recuperação na temporada. Ainda que o desempenho dentro de campo esteja distante do ideal, a equipe comandada por Paulo Pezzolano encontrou um caminho mais competitivo e passou a somar resultados importantes nas últimas semanas.
Nos dez compromissos mais recentes, o Colorado conquistou seis vitórias, empatou três vezes e sofreu apenas uma derrota. A sequência positiva contrasta com o momento de instabilidade vivido logo após a decisão do Campeonato Gaúcho, quando o time deixou escapar o título para o Grêmio após empate em 1 a 1 no Beira-Rio.
Na sequência daquela final, o Inter acumulou derrotas para Atlético-MG, fora de casa, e Bahia, diante da torcida, ambas por 1 a 0, aumentando a pressão sobre o elenco e a comissão técnica. A reação começou pouco depois, com triunfos sobre Santos e Chapecoense, que ajudaram a devolver confiança ao grupo.
O único tropeço no período ocorreu diante do Mirassol, então lanterna do Brasileirão, em derrota por 2 a 1 no Beira-Rio. Fora esse resultado, a equipe manteve regularidade em oitos jogos do Campeonato Brasileiro, um da Copa do Brasil e a decisão da Recopa Gaúcha.
Após a vitória sobre o Fluminense, no último domingo, Pezzolano reconheceu que o time ainda precisa evoluir tecnicamente, mas destacou a competitividade como fator decisivo para a retomada. “Agora é o momento de ser um time combativo, com os 11 defendendo e os 11 atacando, taticamente muito aplicado. Talvez com um pouco mais de paciência sem bola do que antes, mas é isso que está nos dando resultados. O mais importante era somar os três pontos, e conseguimos”, afirmou o treinador.