Nos 15 jogos da segunda etapa do Brasileirão, o Internacional somou apenas 15 pontos em 45 disputados. Um aproveitamento de 33,33%, contabilizada a derrota para o Atlético-MG, na última quinta-feira. O clube gaúcho está acima apenas de Vasco, Coritiba e Náutico, este já rebaixado, na segunda parte do campeonato.
Atualmente, o Inter é 11° colocado na tabela, com 45 pontos. Posição que traz desconforto aos jogadores e dirigentes, além, claro, da torcida. Está apenas seis pontos acima da zona de rebaixamento, mesmo que os confrontos diretos entre rivais tornem o risco de degola restrito.
A campanha colorada iguala a de 2007 até o momento. O Inter, na época, tinha os mesmos 45 pontos na 34ª rodada, mas era o 12°. O aproveitamento é igual, 44,1%. Em 2012, ano sempre citado como ruim, principalmente por questões internas de vestiário, o Inter era, nesta rodada, 6° colocado com 51 pontos e ainda sonhava com Libertadores.