Inter

Inter vence Gre-Nal com final dramático e está na Libertadores

Vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, combinada com derrota do Coritiba, deixa o Inter em quinto lugar

Gre-Nal terminou com colorados comemorando
Gre-Nal terminou com colorados comemorando Foto : Cristiano Estrela
O Inter carimbou seu passaporte para lutar pelo tricampeonato da Libertadores ano que vem. E garantiu sua presença ao vencer o maior rival por apenas 1 a 0, num Gre-Nal com ares dramáticos, disputado aos olhares de mais de 30 mil torcedores no estádio Beira-Rio, na tarde deste domingo. O resultado faz com que os colorados encerrem o Brasileirão na quinta colocação, com 60 pontos. Coadjuvante, o Grêmio se despede da competição em 12º lugar, com 49 pontos, classificado à Copa Sul-Americana.

Melhor em campo, D’Alessandro foi o autor do gol da vitória colorada, de pênalti, no segundo tempo. Para chegar à Libertadores, o Inter contou com ajuda do Atlético-PR, que bateu o Coritiba, abrindo caminho para os gaúchos. Para os colorados, o torneio continental começará na pré-Libertadores contra Once Caldas, Tolima ou Millionários, da Colômbia. Se passar, o Inter entra no grupo 1, ao lado de Santos, e times do Peru e Bolívia.

Inter pressiona, mas esbarra em Victor

Victor evitou gols do Inter no primeiro tempo | Foto: Cristiano EstrelaO jogo começou e o Inter se atirou o ataque. Nos primeiros segundos, os jogadores colorados se espraiaram pelo campo ofensivo. A pressão deu uma primeira mostra aos 4 minutos, quando D'Alessandro cobrou falta da meia direita e o zagueiro Mário Fernandes fez o cabeceio. O golpe, no entanto, foi contra o próprio gol e obrigou Victor a fazer a primeira grande defesa do clássico.

A pressão do Inter persistiu, mas o Grêmio, aos poucos, foi se organizando na partida. O time de Dorival Júnior insistia em investidas com Oscar e Nei pela direita. Além disso, contava com um D'Alessandro ligado na partida. Os trunfos, porém, não foram suficientes para o Colorado tirar o zero do placar, e acabou por animar o rival, que não tinha nada a perder. E o Tricolor chegou pela primeira vez aos 18. Em cobrança de escanteio, Muriel fez uma grande defesa após a bola ir fechada, numa tentativa de Marquinhos visando o gol olímpico. Na sobra, Douglas arriscou de fora da área para a defesa firme do camisa 1.

Mais nervoso do que efetivo, Damião perdeu chance aos 23, após toque de Oscar. Restou ao camisa 9 ver D’Alessandro ser o protagonista colorado. O argentino botou Victor para trabalhar em chutes quase consecutivos, aos 26 e aos 27. Ao contrário de outros Gre-Nais, Victor brilhava. Franco atirador, o Grêmio tratou de incomodar no ataque.

Numa das investidas de Escudero, a 38, surgiu a melhor chance do primeiro tempo. O argentino foi derrubado na ponta esquerda, quase rente à linha de fundo. Na cobrança, Marquinhos mandou direto e a bola beijou a trave, testando os cardíacos colorados, que ao longo do primeiro tempo só comemoraram o gol do Vasco sobre o Flamengo, aos 30.

D’Alessandro e Guerrón garantem Inter na Libertadores

D'Alessandro marcou o gol do Inter no jogo | Foto: Marcos Nagelstein / Vipcomm / CPCom resultados paralelos ajudando, a América estava a um gol do Inter, mas levou um grande susto aos 8, quando Douglas quase fez gol olímpico. E motivado por gols alheios, os comandados de Dorival recomeçaram a blitz desde o primeiro minuto do segundo tempo. Em bonito chute, D’Alessandro quase marcou aos 11. No minuto seguinte, o argentino levantou na cabeça de Índio, que surgiu livre na área, mas cabeceou para fora.

Com gols saindo em quase todos os outros jogos da rodada, o Gre-Nal para os colorados ganhava mais dramaticidade a cada minuto que passava. Com a bola insistindo em não entrar, Fábio Rochemback cometeu pênalti em Oscar, aos 14. Na cobrança de D’Alessandro, Victor caiu no canto certo. Mas não alcançou e o Beira-Rio explodiu: 1 a 0, Inter.

Para tentar buscar o empate, Celso Roth trocou Marquinhos por Miralles – pouco antes havia substituído Escudero por Lúcio. Porém, o Inter continuou melhor. E por pouco não ampliou logo depois. Primeiro em chegada de Leandro Damião, que se livrou da marcação, só que não concluiu bem. Pouco depois, Gilberto invadiu a área, mas deu uma de fominha e chutou em cima de Victor, que abandonara a meta, deixando Leandro Damião, que estava livre ao seu lado, irado.

Com as investidas não dando resultado, os torcedores do Inter fizeram o Beira-Rio comemorar o gol de Guerrón, do Atlético-PR, que afundou o Coritiba no clássico paranaense. No Beira-Rio, Dorival mandou Zé Roberto ao campo para manter o Inter no ataque, administrando a vitória, diante de um adversário que recusou-se a se entregar.
Gre-Nal terminou com festa vermelha | Foto: Cristiano Estrela
Gre-Nal terminou com festa do Inter, que chegou à vitória após o pênalti convertido por D'Ale | Foto: Cristiano Estrela

No entanto, o 1 a 0 era perigoso, e o Grêmio tratou de vendeu caro a derrota. Calejados das chances desperdiçadas ao longo do Brasileirão, a torcida do Inter não atreveu-se a comemorar antes da hora. E ainda passou por um grande susto nos acréscimos, quando, aos 46, o Tricolor teve falta para cobrar, na qual até Victor foi à área. A bola ficou vica na área, houve entrevero, contudo Rodrigo Moledo salvou a classificação mandando para longe.

Depois dali, restou ao Inter manter a posse, com Andrezinho na ponta esquerda, no melhor estilo Iarley no Mundial-2006. Deu certo. O tempo passou e, enfim, a classificação concretizou-se, dando início a uma grande festa no Beira-Rio. O tri da América em 2012, a partir de hoje, é um sonho com condições de ser realizado.

Brasileirão: 38º rodada

Inter 1

Muriel; Nei, Índio, Rodrigo Moledo e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Tinga, D'Alessandro (Andrezinho) e Oscar; Gilberto (Zé Roberto) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior.

Grêmio 0
Victor; Mário Fernandes, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback (Leandro), Escudero (Lúcio), Marquinhos e Douglas; André Lima. Técnico: Celso Roth.

Gol: D’Alessandro (15/2º)
Cartões amarelos: Leandro Damião, Tinga; Vilson, Fábio Rochemback, Saimon;
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS).
Local: estádio Beira-Rio.

Bookmark and Share