Inter vive expectativa sobre julgamento de casos de doping
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Inter vive expectativa sobre julgamento de casos de doping

Resultado de teste surpresa da CBF também deve ser divulgado hoje

Fabrício Falkowski

Nilton (à esquerda) será julgado por caso de doping

publicidade

Dois episódios extracampo movimentarão a vida do Inter nas vésperas da última rodada do Campeonato Brasileiro — que pode definir a classificação ou não do clube para a Libertadores de 2016. Em primeiro lugar, no começo da tarde, ocorre o julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Nilton e Wellington Martins, ambos acusados de terem usado substâncias proibidas em jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil. Além disso, em algum momento do dia, provavelmente antes do julgamento, haverá a divulgação dos 20 testes antidoping realizados nos principais jogadores do elenco colorado na última terça-feira.

A tensão é inegável. Se mais algum jogador for flagrado, o clube pode ser punido com perda de pontos ou até a desclassificação das competições. Ou seja, a queda de divisão. Se nenhum outro jogador for pego, em tese, o clube não corre riscos maiores.

No entanto, para Nilton e Wellington Martins não há muita esperança de absolvição. Flagrados em três jogos com resquícios de hidroclorotiazida e a clorotiazida — dois diuréticos que não melhoram o rendimento, mas podem disfarçar o uso de outras substâncias proibidas — na urina, eles devem ser punidos pelo STJD. Resta saber por quanto tempo ficarão suspensos. A pena máxima, no caso dos dois, deve ser de até quatro anos.

Os atletas serão julgados pela quarta turma do STJD. Se qualquer das partes, ou a defesa, ou a procuradoria, não concordarem com o resultado do julgamento, o caso segue para o pleno do próprio STJD. A próxima instância é a Corte Arbitral do Esporte (TAS), sediada na Suíça.

Mudança na estratégia

A realização do teste coletivo, na última terça-feira, forçou uma mudança na estratégia de defesa de Nilton e Wellington Martins — e, por consequência, do próprio Inter. Antes, os jogadores negariam qualquer contato voluntário com a hidroclorotiazida e a clorotiazida. Sustentariam não saber a origem da “contaminação”.

Agora, diante da realização dos 20 exames nos principais jogadores do elenco — que traz consigo a possibilidade de mais um flagrante —, Nilton e Wellington admitirão o uso das substâncias, que estariam misturadas em um composto emagrecedor vendido em farmácias. Ou seja, irão admitir o uso, mas ressaltarão que não houve má-fé. Que a ingestão foi involuntária porque os dois diuréticos não contam na fórmula do emagrecedor. A medida visa proteger o clube de punição.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895