Miguel Ángel Ramírez desembarca em Porto Alegre para acertar com o Inter

Miguel Ángel Ramírez desembarca em Porto Alegre para acertar com o Inter

Treinador espanhol deve acompanhar a estreia da equipe de Fábio Matías no Campeonato Gaúcho

Correio do Povo

Técnico espanhol deve acompanhar a estreia do Inter no Gauchão contra o Juventude, nesta segunda

publicidade

O Inter anunciou na manhã desta segunda-feira que o técnico Miguel Ángel Ramírez chegou a Porto Alegre para conversar com a diretoria e “formalizar o acerto” com o Colorado. Ainda segundo um breve comunicado da assessoria de imprensa, o treinador deve estar na noite desta segunda-feira quando o time de Fábio Matías irá estrear no Campeonato Gaúcho contra o Juventude, às 20h.

Apalavrado com o Inter desde novembro passado, Ramírez deve assinar um contrato de duas temporadas. A tendência é que ele traga ao clube dois auxiliares e um preparador físico, com Cristiano Nunes permanecendo no Colorado. O técnico espanhol também deverá indicar um profissional para trabalhar com a base.

Durante o período final do Brasileirão, em que Abel Braga comandou o Inter, Miguel Ángel Ramírez foi assediado por alguns clubes e rechaçou as ofertas devido ao projeto que foi apresentado pela atual direção. Um dos interessados foi o São Paulo. Antes de acertar com o Abel Ferreira, o Palmeiras, campeão da Libertadores 2020, chegou a tentar o espanhol, mas não obteve êxito na tentativa, optando pelo português.

“Ele tinha toda a liberdade e condições para acertar com qualquer outro clube (nos últimos dois meses), mas (não aceitou e) isso nos faz entender que ele acreditou no projeto. E que exigem grandes possibilidades de a gente avançar“, destacou o presidente Alessandro Barcellos após o último jogo do Brasileirão contra o Corinthians.

Acompanhe Inter x Juventude nesta segunda-feira no Correio do Povo

O projeto do Inter e do treinador prevê intensificar o aproveitamento da base do clube, com o foco de evitar contratações e recuperar as finanças do Colorado. O jogo contra o Juventude servirá para Miguel Ángel seguir fazendo a análise dos jogadores que poderão ser aproveitados no grupo principal para 2021.

Conheça a história de Miguel Ángel Ramírez

Miguel Ángel Ramírez Medina, 36 anos, é natural de Las Palmas, na Espanha. Nos 16 anos de profissão, o espanhol comandou apenas uma equipe profissional, o Independiente del Valle, do Equador. Antes havia trabalhado nas categorias de base do Las Palmas, Alavés e Aspire, do Catar.

Em junho de 2018, Ramírez foi contratado para ser o coordenador técnico da formação do Del Valle e quase um ano depois assumiu como treinador. O clube equatoriano tem como projeto de futebol investir pesado na base e utilizar muitos jovens na equipe principal. Foi desta forma que os equatorianos passaram de um 8 a 0 na Libertadores sub-20 em 2016 ao título da Copa Sul-Americana no ano passado.

Com Miguel Ángel, o Del Valle venceu o Unión Santa Fé, nos pênaltis, na primeira fase. Na segunda, superou o Universidad Católica por 7 a 3 na soma dos dois jogos. Para chegar ao título ainda tirou da disputa o Caracas-VEN, Independiente-ARG, Corinthians e pelo Cólon, da Argentina, na final, por 3 a 1.

No campeonato equatoriano 2019, o Independiente del Valle terminou na quinta colocação com 10 pontos a menos que o campeão Macará. Em 2020, terminou o primeiro turno na segunda colocação, a três pontos da LDU, e quando se despediu do clube ocupava a sexta colocação, a seis pontos do Barcelona.

Na Libertadores 2020, o Independiente del Valle classificou em segundo no grupo A, com 12 pontos. O Flamengo foi o primeiro colocado com 15. Porém, caiu para o Nacional-URU, nos pênaltis, após dois empates em 0 a 0.

Apesar de ter contrato até o final de 2021, Ramírez informou que deve tomar uma decisão sobre o futuro até a próxima sexta-feira.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895