Um dos maiores símbolos da história esportiva e cultural do Rio Grande do Sul, o Ginásio Gigantinho está prestes a iniciar sua aguardada modernização. A reforma, que deve começar no final de agosto, representa o cumprimento de uma promessa de campanha do presidente do Inter, Alessandro Barcellos, e visa recuperar um espaço que já foi um dos maiores orgulhos do Clube.
Inaugurado em 1973, apenas quatro anos após a conclusão das obras do Beira-Rio, o Gigantinho tem histórico de servir de palco para shows, eventos culturais e jogos de várias modalidades esportivas. No entanto, nos últimos anos, o equipamento sofreu um importante desgaste estrutural e funcional, o que motivou a necessidade de revitalização.
O projeto de modernização foi concebido pela equipe de Patrimônio do Clube. A proposta prevê um novo visual para o espaço, adaptado às demandas contemporâneas do setor de eventos, mas sem comprometer o valor histórico da edificação. Os recursos necessários virão da captação de recursos junto a patrocinadores e investidores. A obra deve estar concluída até o final de 2026.
O novo Gigantinho
O novo Gigantinho terá capacidade superior a 10 mil pessoas e estará preparado para receber eventos de diferentes portes e perfis — de grandes shows a feiras corporativas, passando por espetáculos culturais e competições esportivas. A gestão do ginásio continuará sob responsabilidade do Inter.
“A revitalização do Gigantinho foi um movimento inovador e ousado por parte do Clube, que buscou recursos por meio de patrocinadores para poder devolver ao Estado um equipamento que estava quase inoperante. Impossível não lembrarmos de quantos eventos foram realizados aqui num passado não tão distante. Agora, vamos tornar o espaço ainda mais atrativo, moderno e funcional para aquecer o segmento de eventos no RS e, também, aumentar o fluxo de turistas que, certamente, irá se deslocar para cá em busca dos grandes espetáculos que poderão ser realizados na casa colorada”, observou o vice-presidente do clube, Victor Grunberg.