Treinador campeão da Copa do Brasil com o Inter relembra conquista de 1992
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Treinador campeão da Copa do Brasil com o Inter relembra conquista de 1992

Único técnico até hoje com o título da competição pelo clube, Antônio Lopes projeta participação colorada esse ano

João Paulo Fontoura

Inter foi campeão da Copa do Brasil em 1992

publicidade

Antônio Lopes, 81 anos de idade, é ainda o único treinador campeão da Copa do Brasil com o Inter. A competição que o Inter volta a disputar a partir desta terça-feira contra o CSA, é também a última conquista nacional do clube que nos anos 2000 alçou voos maiores conquistando a América e o Mundo. 
No torneio, depois do título de 1992 diante do Fluminense, no Beira-Rio, o Colorado chegou a outras duas finais. A mais recente em 2019 com o time de Odair perdendo em casa para o Athletico-PR e dez anos antes, outra decepção dentro de casa, desta vez para o Corinthians, de Mano Menezes, justamente o comandante do atual time do Inter. 

O Correio do Povo conversou com o treinador que, do conforto da casa no Leblon, no Rio de Janeiro, segue acompanhando tudo do futebol brasileiro. E do Inter, em específico, guarda especial carinho. Afinal, deixou sua marca em um título importante do clube encarando gigantes pela frente culminado com a festa nos minutos finais da final contra o Fluminense. 

Confira abaixo o bate papo com o pentacampeão do mundo como coordenador da Seleção Brasileira e que, se lá estivesse, teria o nome para suceder Tite: Mano Menezes!

1) Quais as lembranças daquela conquista passados 32 anos?

As lembranças são muitas e maravilhosas daquela conquista . Aproveito para pela primeira vez agradecer publicamente ao Inter por ter me homenageado no fim do ano quando completou trinta anos da conquista , me convidando p participar da festa em Porto Alegre e me dando uma linda placa comemorativa . Foi uma campanha maravilhosa , sentimos que tínhamos condições de ser campeões já na segunda fase quando vencemos o Corinthians por 4x0 dentro do Pacaembú. Foi uma atuação memorável! Depois, os Gre-Nais foram emocionantes demais, fomos melhores nós dois jogos, mas acabamos vencendo só nos pênaltis por 3x0. O Palmeiras era o início da Parmalat e já tinha um grande time, mas vencemos com autoridade os dois jogos das semi finais. No primeiro jogo da final contra o Flu, me marcou muito o lindo gol do Caíco. Eu tinha barrado o Silas, que era jogador de Seleção Brasileira p colocar o garoto e todo mundo me chamou de maluco , mas o moleque arrebentou e fez o gol mais bonito da competição. O jogo de volta ficamos em cima do Flu os noventa minutos e a vitória foi mais que justa. Muita gente questiona o pênalti no Pinga , eu acho que foi , mas o que pouca gente fala é que no primeiro tempo teve um pênalti inquestionável sobre o Marquinhos e com certeza o juíz ficou com o arrependimento na cabeça.

2) Como avalia que pode ser a participação do Inter na Copa do Brasil?

O Inter realmente bateu na trave algumas vezes , se não me engano já foi a mais duas finais e não teve êxito, mas acredito que seja um dos reais candidatos esse ano. Tem um elenco interessante e um treinador muito competente, com experiência e conquistas neste tipo de competição.

3) O Mano tem sofrido com algumas críticas após a eliminação do Gauchão, principalmente depois de ele mesmo ter recosntruído o time na temporada passada com resultados para lá de satisfatórios. Qual sua avaliação sobre ele?

O Mano é um treinador que me agrada muito. Experiente, com passagem em Seleção Brasileira, muito competente e penso ser o cara certo para levar o Inter a ter uma grande campanha no restante da temporada. Na minha opinião, se eu fosse diretor da CBF, o Mano seria um nome com reais condições de ser neste momento o treinador da nossa seleção .

4) Do centro do país, qual é a análise que se faz desse início da temporada do Inter? Porque no ano passado terminou em segundo no Brasileiro, mas esse ano não começou bem, ficando fora até da final do estadual.

Então, eu moro aqui no Rio de Janeiro e o Inter é sempre muito respeitado e visto como candidato principalmente à uma vaga na Libertadores. Ano passado o Inter também perdeu o Gauchão e acabou sendo vice campeão brasileiro. Estaduais não são parâmetros tão fidedignos.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895