Esportes

Irritada com Del Nero, família de Marin quer que ele "abra a boca"

Se for extraditado, vice da CBF pretende falar, como fez J. Hawilla

Se for extraditado, vice da CBF pretende falar, como fez  J.  Hawilla
Se for extraditado, vice da CBF pretende falar, como fez J. Hawilla Foto : Yasuyoshi Cchiba / AFP / CP
Familiares de José Maria Marin estão irados com Marco Polo Del Nero, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, que era unha e carne com o primeiro até sua prisão na Suíça. Depois que Marin foi preso, há uma semana, Del Nero tenta se descolar de seu antecessor, de quem foi o braço direito na confederação e que era seu vice mais velho na CBF e natural substituto em caso de impedimento do titular.

Del Nero não só mandou tirar rapidamente o nome de Marin da sede da entidade no Rio como afastou seu vice, alegando que seguia determinações da Fifa. Neusa Marin, mulher do ex-presidente, estaria aturdida com a situação e muito irritada com Del Nero, que considera traidor. Quer que o marido siga a linha de J. Hawilla e abra a boca, contando tudo o que sabe para conseguir alguns benefícios.

Hawilla fez acordo com a Justiça norte-americano para não ser preso. É réu confesso e pagou quase R$ 500 milhões aos Estados Unidos. Com ele e suas empresas nada aconteceu até aqui no Brasil.

A família de Marin procura advogados na Suíça e quer que responda o processo no país europeu em prisão domiciliar. Mas, para isso, teria que ter casa lá, o que não é o caso. E não adianta comprar imóvel agora que está detido. O dirigente luta para não ser extraditado para os Estados Unidos. Se for, pretende colocar a boca no trombone, como fez Hawilla, devolver dinheiro aos cofres norte-americanos e tentar prisão domiciliar.

Apesar de a defesa de Hawilla dizer que ele não usa tornozeleira eletrônica, a informação da família de Marin é outra. De que usa, sim, o que não seria empecilho para o ex-presidente da CBF, que tem 83 anos de idade e só não quer acabar seus dias atrás das grades.

Se de fato abrir a boca, mesmo que seja após possível extradição para os Estados Unidos, muita gente deve ficar apavorada. A não ser que ele agisse só e ninguém soubesse de nada, o que parece bem improvável segundo o que indica investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.