Esportes

João Fonseca e Bia Haddad caem no ranking, mas têm boa chance de recuperar posições em Miami

Jovens tenistas brasileiros têm possibilidade real de subir no ranking da ATP e WTA no Masters 1000 de Miami

João teve partida equilibrada contra Jannik Sinner, na semana passada
João teve partida equilibrada contra Jannik Sinner, na semana passada Foto : CHRIS UNGER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA /GETTY IMAGES VIA AFP/CP

A divulgação dos rankings da ATP e WTA nesta segunda-feira confirmou as quedas no ranking de João Fonseca e Bia Haddad. O jovem tenista de 19 anos despencou quatro posições e foi para 39º lugar, enquanto a tenista sai da 67ª para 69ª colocação.

João Fonseca foi até as oitavas em Indian Wells, mas defendia a conquista do Challenger de Phoenix, enquanto Bia Haddad não passou da estreia do WTA 1000. Eles chegam ao Masters 1000 de Miami com possibilidade real de voltarem a ganhar posições no ranking, já que a tenista não defende nenhum ponto e o prodígio tem somente 50 somados em 2025.

Bia Haddad, mesmo sem ganhar nenhuma estreia na temporada, tem um jogo não tão complicado e no qual pode desencantar. Ela estreia em Miami em duelo inédito com a turca Zeynep Sonmez, 83ª no ranking da WTA. A partida deve ocorrer nesta terça-feira.

Perspectivas para João Fonseca no Masters 1000

João Fonseca vem embalado no circuito pelas grandes vitórias em Indian Wells e a batalha em dois tie-breaks na eliminação diante do campeão Jannik Sinner. Mesmo não figurando entre os 32 cabeças de chave, o brasileiro dificilmente não ganhará ao menos um jogo, o que já lhe renderá pontos.

Foram poucas as trocas no Top 10 do ranking masculino. O canadense Félix Auger-Aliassime subiu para o oitavo posto e o russo Daniil Medvedev, vice-campeão em Indian Wells, agora é o 10º. Sinner reduziu um pouco da ainda cômoda vantagem de Carlos Alcaraz.

Ranking feminino com Elena Rybakina em destaque

No feminino, a vice-campeão Elena Rybakina superou Iga Swiatek e agora é a segunda colocada, enquanto Aryna Sabalenka sobra na frente. Bia Haddad foi superada por Oleksandra Oliynykova e pela britânica Talia Gibson, que escalou o ranking, subindo 44 posições e agora aparecendo na 68ª colocação.

CONFIRA OS MELHORES COLOCADOS NO RANKING DA ATP:

  • 1º - Carlos Alcaraz (ESP) - 13.550 pontos
  • 2º - Jannik Sinner (ITA) - 11.400
  • 3º - Novak Djokovic (SER) - 5.370
  • 4º - Alexander Zverev (ALE) - 4.905
  • 5º - Lorenzo Musetti (ITA) - 4.365
  • 6º - Alex de Minaur (AUS) - 4.185
  • 7º - Taylor Fritz (EUA) - 4.170
  • 8º - Félix Auger-Aliassime (CAN) - 4.000
  • 9º - Ben Shelton (EUA) - 3.860
  • 10º - Daniil Medvedev (RUS) - 3.610
  • 39º - João Fonseca (BRA) - 1.135

CONFIRA OS MELHORES COLOCADOS NO RANKING DA ATP:

  • 1ª - Aryna Sabalenka (BLR) - 11.025 pontos
  • 2ª - Ele Rybakina (CAS) - 7.783
  • 3ª - Iga Swiatek (POL) - 7.413
  • 4ª - Coco Gauff (EUA) - 6.748
  • 5ª - Jéssica Pegula (EUA) - 6.678
  • 6ª - Amanda Anisimova (EUA) - 6.180
  • 7ª - Jasmine Paolini (ITA) - 4.232
  • 8ª - Elina Svitolina (UCR) - 4.020
  • 9ª - Vitória Mkobo (CAN) - 3.351
  • 10ª - Mirra Andreeva (RUS) - 3.066
  • 69ª - Bia Haddad (BRA) - 942