João Fonseca começou bem o jogo, mas precisou de muita garra para derrotar o canadense Denis Shapovalov, nesta sexta-feira, pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia 2025. Após 1h36min de partida, o brasileiro venceu de virada o rival que já foi Top 10 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3, 4/1 e abandono de quadra.
É a primeira vez que o carioca de 19 anos disputa as semifinais de um ATP 500 – até esta semana, sua melhor campanha em um torneio deste nível havia sido as quartas de final no Rio Open 2024. É, inclusive, apenas sua segunda semifinal na elite do circuito mundial, repetindo o feito obtido no ATP 250 de Buenos Aires, onde foi campeão.
Brasileiro se mantêm firme e vence segundo set
O desafio mesmo começou no segundo set. João Fonseca passou por apuros quando viu o canadense abrir 0/40 em seu saque – foi quando ativou o seu conhecido estilo arrojado de jogo e então venceu cinco pontos seguidos para abrir 1 a 0 na parcial.
Fonseca continuou firme no terceiro game e aproveitou a primeira chance para quebrar o serviço de Shapovalov e abrir 3 a 1. Na sequência, teve dificuldades para confirmar o saque, permitindo um 0/30 no placar. O brasileiro ficou firme e venceu quatro pontos em sequência para abrir 4 a 1.
Como bom brasileiro, o jovem não se abalou e mostrou seu melhor tênis até então no oitavo game. Com um erro não forçado de Shapovalov, Fonseca teve triplo break point e, finalmente, quebrou o rival em sua terceira oportunidade, abrindo 5 a 3. Sacando para o set, Fonseca não passou por sustos, chegou ao set point com 40-15 e aproveitou sua primeira chance, com um winner de paralela. O resultado foi foi favorável para o brasileiro, ficando em 6/3 em 36 minutos de set.
João Fonseca domina e Denis Shapovalov abandona
O terceiro set começou com o tenista carioca firme, tanto que quebrou o saque de Denis Shapovalov na primeira oportunidade. Depois de confirmar seu saque, Fonseca teve três chances de quebra no terceiro game, mas Shapovalov se manteve sólido e confirmou o serviço depois de mais de seis minutos.
O brasileiro não deixou se abalar com as chances perdidas e desta vez venceu com tranquilidade e ainda conseguiu quebrar o serviço do adversário para fazer 4 a 1, momento em que o tenista canadense alegou lesão e resolveu abandonar a partida.
Mais próximo de entrar no top 40
Atual 46º do mundo, João Fonseca é o melhor brasileiro na lista da Associação dos Profissionais do Tênis (ATP) e deverá entrar pela primeira vez no top 40 se continuar com este desempenho – superando sua próprio recorde.
Neste sábado, seu adversário será o espanhol Jaume Munar, que também avançou após a desistência de um rival canadense: no caso, Felix Auger-Aliassime, cabeça 5 do torneio. Munar é o atual 42º do ranking e vive uma de suas melhores fases da carreira. O espanhol só tem uma final de ATP na carreira, que conquistou no ATP 250 de Marbella em 2021.
Na metade superior da chave, o francês Ugo Humbert vai enfrentar Reilly Opelka, do quali, enquanto o norueguês Casper Ruud, quarto cabeça de chave, duelará com o espanhol Alejandro Davidovich Fokina – o oitavo favorito.
*Com supervisão de Carlos Corrêa