A Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis (AFE) anunciou nesta sexta-feira (17) um "protesto simbólico" a ser realizado no início de cada partida da 9ª rodada da LaLiga. O ato é uma manifestação contra a decisão de realocar o jogo entre Villarreal e Barcelona para Miami, nos Estados Unidos.
"Durante todos os jogos da nona rodada do Campeonato Nacional de Liga da Primeira Divisão da Espanha, ao início de cada partida, os jogadores protestarão de forma simbólica contra a falta de transparência, diálogo e coerência da LaLiga, sobre a possibilidade de disputar um jogo da competição nos Estados Unidos", escreveu a AFE em comunicado.
Falta de aprovação e direitos trabalhistas
A organização, que conta com o apoio dos capitães das equipes da primeira divisão espanhola, não detalhou a forma do protesto. No entanto, a imprensa local sugere que os 22 jogadores em campo ficarão imóveis nos primeiros segundos das partidas.
A AFE ressaltou que o projeto de deslocar um jogo "não conta com a aprovação dos protagonistas do esporte" e exigiu que a LaLiga garanta "a proteção de seus direitos trabalhistas [dos jogadores]".
A polêmica começou quando Javier Tebas, presidente da LaLiga, anunciou no dia 8 de outubro que o confronto entre Villarreal e Barcelona, válido pela 17ª rodada, será disputado em Miami no dia 20 de dezembro.