A prata de Portela foi o melhor resultado da Seleção Brasileira na competição. No evento, o país também teve outra atleta no pódio, Rafaela Silva (63 kg), que faturou o bronze.
Para chegar até a final, a gaúcha venceu quatro lutas. Começou batendo a equatoriana Vanessa Chala na estreia. Na segunda rodada, derrotou a suíça Juliane Robra e, nas quartas, passou pela alemã Laura Vargas Koch. Contra a japonesa Yoriko Kunihara, número 4 do mundo, Portela venceu por ippon e garantiu presença na decisão.
Na luta pelo ouro, o desafio foi contra a eslovena Rasa Sraka. Em um duelo muito equilibrado, a eslovena conseguiu a vitória por yuko, resultado de duas puniões que a brasileira levou.
“Fiquei muito feliz com o desempenho dela. Esse resultado irá fazê-la entrar na zona de classificação aos Jogos Olímpicos e praticamente já a garante como representante do Brasil em Londres”, comemorou o técnico dela na Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Quando Maria Portela começou a treinar em Porto Alegre, no começo do ano passado, ela estava na 24ª colocação do ranking mundial, que define os atletas para os Jogos Olímpicos.
O judô do Rio Grande do Sul já tem Mayra Aguiar, que também é da Sogipa, como representante certa nos Jogos de Londres. Colega delas no clube de Porto Alegre, Felipe Kitadai também está próximo de garantir presença na Olimpíada.