Esportes

Liga Conferência: final tem Chelsea como favorito e Betis em busca do primeiro título continental

Decisão acontece nesta quarta-feira, na Polônia. Saiba onde assistir ao jogo

Chelsea chega à final da Liga Conferência como favorito
Chelsea chega à final da Liga Conferência como favorito Foto : Sergei GAPON / AFP / CP

Betis e Chelsea disputam nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Breslávia, na Polônia, a final da Liga Conferência da Uefa, a terceira maior competição europeia de clubes. Isso representa uma pequena alegria para o time inglês depois de uma temporada turbulenta, e uma chance para o Sevilla conquistar seu primeiro título continental. A partida terá transmissão ao vivo pela Cazé TV.

O time londrino é o favorito não só devido ao seu elenco construído com muito investimento, mas também se forem levados em conta os títulos conquistados pelos dois clubes ao longo de suas respectivas histórias. O Chelsea ergueu nove taças internacionais, sendo assim o segundo time inglês a fazê-lo, depois do Liverpool, enquanto o Betis não conquistou nenhum.

No total, o Chelsea conquistou duas Ligas dos Campeões da Uefa (2012 e 2021), duas Ligas Europa (2013 e 2019), duas Recopas (1971 e 1998), duas Supercopas Europeias (1998 e 2021) e um Mundial de Clubes (2021). Para o Betis, esta será a primeira final europeia e sua lista de conquistas inclui um campeonato espanhol (1935) e três títulos da Copa do Rei (1977, 2005 e 2022).

Final com sabor latino

O equatoriano Moisés Caicedo e o argentino Enzo Fernández vão liderar o meio-campo do time londrino, disputando o lugar com os argentinos Giovani Lo Celso e Isco Alarcón, enquanto o brasileiro Antony, emprestado pelo Manchester United, será a maior ameaça no ataque do Betis, que não poderá contar com o colombiano Cucho Hernández, que não está inscrito nesta competição.

Isco e Antony, líderes do 'eurobetis', foram recompensados pela grande temporada com convocações para as suas seleções. Lo Celso, assim como seu compatriota 'Chimmy' Ávila, sofre com desconfortos musculares e é dúvida para a final.

O Chelsea também tem vários jogadores espanhóis, como o zagueiro Marc Cucurella, o atacante do Barcelona Marc Guiu e o goleiro Roberto Sánchez, embora apenas o lateral seja titular regular.

Reencontro de técnicos

Em Breslávia, haverá um reencontro entre os técnicos Manuel Pellegrini e Enzo Maresca. O chileno de 71 anos treinou o italiano quando ele era jogador do Málaga, antes de nomear Maresca como seu assistente no West Ham em 2018.

'Eu o considero uma das minhas figuras paternas no futebol profissional. Cheguei onde estou graças a ele. Trabalhei com o Manuel por quatro anos, dois como jogador e dois como parte do seu time. Devo a ele muito do que conquistei', afirmou o italiano. Maresca chegou a revelar que pediu conselho a Pellegrini antes de aceitar o cargo no comando dos 'Blues' em junho passado.

Maioria 'verdiblanca' na Polônia

Uma maré verde e branca vai inundar Breslávia, a terceira maior cidade da Polônia. Cerca de 15 mil torcedores do Betis devem viajar, além de milhares de outros que não têm ingressos, na esperança de adquiri-los, mesmo entre aqueles disponíveis para os torcedores ingleses.

A final, por outro lado, não parece ter despertado muito entusiasmo entre a torcida londrina, depois que os 'Blues' tiveram uma temporada medíocre, salva pela classificação para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

De fato, o Chelsea devolveu mil ingressos e, segundo a imprensa andaluza, torcedores do Betis já compraram alguns ingressos nos setores dos torcedores do time britânico. Isso levou a Uefa a reconsiderar a opção de realocá-los junto aos torcedores espanhóis para evitar que se misturassem.

Veja Também