Lille é condenado a pagar 2 milhões de euros a Marcelo Bielsa

Lille é condenado a pagar 2 milhões de euros a Marcelo Bielsa

Atual técnico da seleção do Uruguai saiu do clube francês em 2017

AFP

publicidade

O Lille foi condenado nesta sexta-feira (29) pelo tribunal de apelação de Douai (norte da França) a pagar dois milhões de euros (R$ 10,6 milhões na cotação atual) ao ex-treinador do clube Marcelo Bielsa, demitido em 2017, devido a uma "cláusula de paraquedas", que o protegia em caso de demissão. Segundo o advogado de Bielsa, Benjamin Cabagno, o treinador pedia 19 milhões de euros (R$ 101,4 milhões) na ação, informação que foi confirmada por Bertrand Wambeke, conselheiro do clube francês.

Ambas as partes já receberam a notificação da decisão. "Do ponto de vista do tribunal, nós ganhamos" comentou Wambeke, "porque o tribunal de apelação confirmou a falta grave", apontada pelo Lille para justificar a demissão. Na primeira instância, em julho de 2021, o tribunal do trabalho rejeitou todas as reivindicações de Bielsa.

Contratado após a compra do clube pelo empresário Gerardo Lopez no início de 2017, o técnico argentino tinha como objetivo "mudar a dimensão" da equipe, mas foi demitido após 13 jogos, com o time na vice-lanterna do Campeonato Francês.

O tribunal de apelação considerou que o pré-contrato assinado entre Lille e Bielsa em 14 de fevereiro de 2017 e o enviado para a homologação da Liga de Futebol Profissional (LFP) em 1º de julho eram "ambos válidos", explicou Wambeke à AFP.

Esse pré-contrato, ao contrário do que foi assinado posteriormente, incluía uma cláusula denominada "paraquedas", que estipulava que, "se o clube decidir, por qualquer motivo, demitir o técnico de suas funções", teria que "compensá-lo mediante o pagamento de todas as quantias indicadas".

O tribunal de apelação reduziu o montante previsto, avaliando os prejuízos sofridos por Bielsa em 2 milhões de euros, uma soma "decepcionante" para Cabagno. Marcelo Bielsa, um dos treinadores mais prestigiados do mundo, também é conhecido pelo seu perfil explosivo. Atualmente, ele dirige a seleção do Uruguai.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895