Esportes

Magnano convoca basquete masculino do Brasil com Leandrinho e Varejão

Felício do Bulls e Bebê do Raptors ficaram de fora para atuarem na NBA

Felício do Bulls e Bebê do Raptors ficaram de fora para atuarem na NBA
Felício do Bulls e Bebê do Raptors ficaram de fora para atuarem na NBA Foto : Franck Fife / AFP / CP
A seleção masculina de basquete foi convocada nesta sexta-feira para os Jogos Olímpicos Rio 2016, pelo técnico argentino Rubén Magnano, que divulgou uma lista de 14 atletas. Entre os quais estava o ala Leandrinho e o pivô Anderson Varejão, que disputam a final da NBA – a liga de basquete dos Estados Unidos – pelo time do Golden State Warriors. Dois jogadores pediram dispensa para jogar a pré-temporada norte-americanaE

A lista completa conta com os armadores Marcelinho Huertas, Raulzinho, Larry Taylor e Rafael Luz; os alas Alex, Benite, Marquinhos e Leandrinho; e os pivôs Anderson Varejão, Nenê, Vitor Faverani, Augusto Lima, Guilherme Giovannoni e Rafael Hettsheimeir.

A apresentação da equipe está prevista para o dia 24 de junho. Até o início dos jogos, Magnano terá tempo de observar cada atleta antes de fazer dois cortes e fechar um grupo com 12 jogadores para jogar em quadras cariocas. Após divulgar a relação de convocados, o treinador comentou sobre o grupo do Brasil nos jogos. A seleção da casa está no chamado “grupo da morte” e enfrentará adversários de peso no esporte.

“Temos um grupo muito duro, sabemos disso. Mas a gente também sabe que, nos últimos anos, temos competido muito bem. A perspectiva é boa. Acredito muito que nossa equipe vai ser competitiva. Todos os jogos vão ser como finais, mas estamos em condições de jogar essas finais”, disse o argentino, treinador da seleção brasileira desde 2010.

O torneio de basquete na Olimpíada divide 12 times em dois grupos. O Brasil está no grupo B, com Argentina, Espanha, Lituânia e Nigéria. A vaga restante no grupo será preenchida por uma das seleções classificadas no Pré-Olímpico Mundial, que será disputado no início de julho. A Espanha é a atual campeã europeia; a Lituânia, vice-campeã europeia; e a Argentina, campeã olímpica em 2004 e maior rival do Brasil na América Latina.

Estão fora da lista os pivôs Cristiano Felício, do Chicago Bulls, e Lucas Bebê, do Toronto Raptors. Segundo Magnano, os dois pediram para ficar fora da convocação, para poder atuar na liga de verão da NBA, uma espécie de pré-temporada norte-americana. O treinador brasileiro mostrou-se frustrado, mas declarou respeito à decisão dos atletas.

“Como sempre falo, respeito muito a decisão do atleta. São decisões pessoais. Mas entender não significa aceitar. Infelizmente não vamos contar com eles. Eles preferem jogar a Summer League do que estar nessa convocação. Vejo uma incompatibilidade, mas respeito”. Em seu perfil em uma rede social, Felício explicou a escolha. Ele afirmou ter tomado uma decisão “muito difícil”, mas preferiu disputar a liga de verão para poder se firmar no time dos Bulls, onde teve poucas oportunidades ao longo da sua primeira temporada na NBA, mas se destacou nos últimos jogos.