Esportes

Mais duas seleções garantem vaga e Copa do Mundo já tem metade dos participantes definida

África do Sul e Catar asseguraram vaga nesta terça-feira

Após sediar o Mundial de 2022, o Catar agora vai à Copa de 2026
Após sediar o Mundial de 2022, o Catar agora vai à Copa de 2026 Foto : Karim JAAFAR / AFP

Dos 48 participantes da Copa do Mundo de 2026, metade já está definida. As classificações de África do Sul e Catar, no início da tarde desta terça-feira marcaram, respectivamente, o 23º e o 24º países assegurados na competição. Ainda hoje, no entanto, o número vai aumentar, com mais dois representantes da África, um da Ásia e, possivelmente, dois europeus.

O Catar entrou em campo em desvantagem. Mesmo jogando em casa, tinha pela frente os Emirados Árabes Unidos, que jogava com a vantagem do empate – as Eliminatórias da Ásia estão na quarta fase, dividida em dois grupos, com vaga para cada líder. Só que os anfitriões levaram a melhor e, com dois gols no segundo tempo, de Khoukhi e Miguel, definiram o placar em 2 a 1, com direito a pressão dos EAU no final e 15 minutos de acréscimos. A outra vaga da Ásia será disputada entre Arábia Saudita e Iraque, que jogam às 16h30min.

A outra vaga do dia até o momento foi da África do Sul. Naquele que talvez era o grupo mais equilibrado das Eliminatórias Africanas, a seleção precisava não apenas vencer Ruanda em casa, como também depender de um tropeço do até então líder Benin contra a Nigéria. E deu tudo certo. Os sul-africanos venceram por 3 a 0 em casa e viram os nigerianos derrotarem Benin por 4 a 0.

Ainda hoje a África decide mais duas vagas. No Grupo B, a disputa é entre Senegal e República Democrática do Congo; no Grupo F, entre Costa do Marfim e Gabão. Os dois jogos serão disputados às 16h30.

Nas Eliminatórias da Europa, ainda que faltem duas ou três rodadas, dependendo do grupo, os primeiros classificados podem ser conhecidos hoje. A Inglaterra carimba o passaporte se vencer a Letônia, às 15h45min. Já Portugal precisa, no mesmo horário, vencer a Hungria e torcer que a Armênia não vença a Irlanda.

Veja Também

Confira as seleções já classificadas:

América do Sul – 6 vagas

Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai

América do Norte e América Central – 6 vagas

Estados Unidos, México e Canadá

África – 9 vagas

Egito, Tunísia, Argélia, Marrocos, Gana, Cabo Verde, África do Sul

Ásia – 8 vagas

Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia, Uzbequistão e Catar

Oceania - 1 vaga

Nova Zelândia