McLaren confirma Jenson Button na equipe em 2010
capa

McLaren confirma Jenson Button na equipe em 2010

Parceria entre os ingleses Button e Hamilton é histórica para F-1

Por
AE

McLaren confirma Jenson Button na equipe em 2010

publicidade

A Mclaren anunciou nesta quarta-feira que Jenson Button é o novo piloto da equipe em 2010. A escuderia firmou um acordo por três temporadas com o campeão de 2009. Os ingleses Lewis Hamilton e Button só começarão oficialmente sua parceira no GP do Bahrein, em março de 2010. Mas desde já a dupla entra para a história da Fórmula 1, por uma série de razões. Ao juntar Hamilton, dono do título de 2008 e Button, que conquistou a temporada de 2009, a McLaren faz algo que jamais aconteceu nas 60 edições anteriores do Mundial. Será a primeira vez uma mesma equipe terá os dois campeões mais recentes da categoria.

A própria McLaren teve a chance de contar com uma dupla de campeões há duas décadas, em 1990. Mas naquela ocasião Alain Prost - vencedor de 1989 - abandonou a equipe para correr na Ferrari, deixando a companhia de Ayrton Senna, campeão de 1988. Hamilton e Button também serão a primeira dupla inglesa da história da McLaren, nos 43 anos da equipe na Fórmula 1. Em 1980, a equipe chegou a ter dois britânicos inscritos para uma mesma prova, com o irlandês John Watson e o inglês Stephen South, em Long Beach. Mas jamais houve uma temporada completa com 100% de ingleses ao volante da escuderia.

Outro fator que torna a nova dupla da McLaren emblemática é a união de dois britânicos campeões do mundo. A última vez que algo similar ocorreu foi em 1968, na Lotus. Naquela temporada, o escocês Jim Clark, bicampeão em 1963 e 1965, competiu ao lado do inglês Graham Hill, que havia conquistado o título em 1962. Aquela parceria, entretanto, durou apenas uma prova, vencida por Clark, na África do Sul. Em 7 de abril daquele ano, o escocês morreu em um acidente de Fórmula 2 na Alemanha, e Hill ficou sem adversários para ser bicampeão.