Os dirigentes do futebol europeu discutem a possibilidade de ser criada uma terceira competição continental de clubes. Em uma reunião com os 54 membros da Uefa, eles avaliaram as condições para a realização desta disputa, que envolveria as equipes eliminadas nas fases preliminares da Liga Europa.
As discussões estão em uma fase adiantada, mas qualquer alteração na estrutura das competições de clubes da Europa não será introduzida antes de 2018, quando se encerram os atuais contratos de direitos de transmissão pela TV dos torneios. "Isso vai dar mais oportunidade para os clubes que nunca participam das fases finais", disse Volodymyr Geninson, diretor-executivo da Federação de Futebol da Ucrânia, em entrevista à agência de notícias Associated Press.
Essa competição poderia ser atraente para clubes pequenos e seria encarada como mais uma ação do presidente da Uefa, Michel Platini, de dar acesso às competições aos países menores, como foi realizado com a expansão da Eurocopa, que será disputada por 24 seleções em 2016 e terá várias sedes em 2020.
A Liga Europa passou a ser disputada em 2009, substituindo a Copa da Uefa. A Recopa Europeia, que reunia os clubes vencedores de copas nacionais, se fundiu com a Copa da Uefa em 1999.
Na Argentina
A possibilidade de torcedores de clubes visitantes voltarem aos estádios no Campeonato Argentino ainda neste ano parece muito distante, avisou o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Luis Segura. "Eu não acho que neste ano possa voltar o público visitante", disse o dirigente, contrariando declaração do prefeito de La Plata, Pablo Bruera, que horas antes havia afirmado que no final de setembro ocorreria um retorno parcial aos estádios dos torcedores visitantes em ao menos uma partida, o clássico entre Estudiantes e Neweel's Old Boys. "Por exemplo, foi dito que iria começar esse retorno com Estudiantes x Newell's, na 26ª rodada em La Plata, mas não há absolutamente nada a esse respeito", acrescentou Segura.
Uma decisão sobre a volta dos torcedores visitantes aos estádios depende da AFA ou dos governos nacional e das províncias, e não de uma prefeitura. O acesso de torcedores visitantes está proibido há mais de dois anos por questões de segurança. Depois de vários episódios de violência nos estádios, o estopim para a proibição foi a morte de um torcedor do Lanús em 10 de junho de 2013, em meio a incidentes durante uma partida em La Plata, contra o mandante Estudiantes.
Os torcedores visitantes podem acompanhar as partidas da Copa Argentina, que reúne clubes de todas as divisões do futebol nacional, sendo disputada em sistema eliminatório com jogos únicos.
Membros da Uefa avaliam a criação de um terceiro torneio continental de clubes
Eliminados das fases preliminares da Liga Europa participariam da nova competição