Esportes

Messi e Suárez brilham e Barcelona goleia o Almería sem Neymar

Argentino foi o melhor em campo, mas uruguaio anotou duas vezes

Messi e Suárez comandaram goleada do Barcelona
Messi e Suárez comandaram goleada do Barcelona Foto : Quique Garcia / AFP / CP
O Barcelona não teve dificuldades para bater o Almería por 4 a 0, no Camp Nou. O destaque do jogo foi novamente Lionel Messi. Autor de um dos gols, o argentino fez o que quis pelo lado direito do ataque catalão e foi fundamental para a vitória. Os outros foram do uruguaio Luis Suárez, que anotou duas vezes, e de Bartra. Contestado pela seca de gols, Neymar ficou no banco e nem entrou.

Com o resultado, os Culés chegam a 74 pontos e abrem sete sobre o rival Real Madrid, que entra em campo contra o Rayo Vallecano ainda nesta quarta-feira. Já o Almería segue na zona do rebaixamento, em 18º lugar, com 25.

Apesar da diferença técnica entre Barcelona e Almería, a partida foi limpa e jogada na bola. Tanto que a primeira falta foi marcada somente aos 22 minutos, quando Adriano parou uma tentativa de ataque do time visitante. Um fato raro no futebol atual.

O técnico Luis Enrique decidiu poupar alguns titulares, como Neymar, Piqué e Iniesta. Busquets e Alba também não foram a campo. Mas a ausência destes importantes jogadores não fez a menor falta ao Barcelona, que impôs o seu ritmo tradicional e buscou as jogadas quase sempre pela direita, com Lionel Messi e Daniel Alves.

A primeira boa trama pelo setor foi exatamente através da dupla. O brasileiro cruzou na cabeça do argentino, mas o goleiro Cuesta defendeu sem maiores problemas. A melhor chance do Almería veio logo em seguida. Wellington Silva, que foi revelado nas categorias de base do Fluminense, chutou cruzado e a bola passou perto do gol de Bravo. Um susto para os Culés.

Os ataques dos visitantes continuaram escassos e Messi passou a ser cada vez mais participativo. Da direita, como sempre, ele deu bom cruzamento para Pedro chutar de primeira. A bola passou perto do gol. Seria um golaço do espanhol, que começou na vaga de Neymar.

O mapa da mina realmente era o lado direito do ataque. Aos 33 minutos, Messi recebeu, tirou facilmente um marcador da jogada e, quase do bico da grande área, chutou colocado, para abrir o marcador. Um gol típico do camisa 10.

Parceiro de Luis Enrique na época de jogador do Barcelona, Sergi, atualmente técnico do Almería, não deve ter alertado os seus jogadores sobre a avenida que era o lado esquerdo de sua defesa. Os Blaugranas continuaram a atacar por ali sem serem incomodados. Quando não era Messi, era Suárez. Bola açucarada de Daniel Alves para o uruguaio, que cortou para dentro da área e chutou. O goleiro Cuesta ainda tentou cortar, mas a bola morreu no fundo das redes: 2 a 0.

O Barcelona seguiu no ataque, mas sem mostrar o mesmo ímpeto, já se poupando para outros compromissos importantes nas próximas semanas. Tanto que fez algumas substituições claramente para preservar os jogadores, como as saídas de Daniel Alves e Rakitic, para as entradas de Montoya e Rafinha, respectivamente. E chegou ao terceiro gol em cobrança de escanteio. Xavi bateu com precisão e o zagueiro Bartra marcou o terceiro.

O fim do jogo reservou dois gols anulados, um para cada lado. No último lance da partida, Pedro foi lançado pela esquerda e cruzou. Sem goleiro, Suárez só escorou e marcou o quarto.