Ministra admite possível adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio
capa

Ministra admite possível adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

COI rechaça mudança de datas e afirma que está determinado a realizar evento

Por
R7

Surto de coronavírus pode fazer com que as Olimpíadas de Tóquio sejam adiadas


publicidade

A Ministra dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, admitiu na manhã desta terça-feira, que o surto do coronvarírus pode adiar as Olimpíadas, programadas para ocorrer entre julho e agosto deste ano. O Japão acumula 274 pessoas infectadas e seis mortes em razão de Covid-19. 

De acordo com a ex-patinadora, o contrato com Comitê Olímpico Internacional (COI) determina que a competição aconteça em 2020. Com isso, o evento poderia ser transferido para outro mês até o fim do ano. “O COI tem o direito de cancelar os Jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade dos Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante esse ano”, explicou.

Já Thomas Bach, presidente do Comitê rechaçou a hipótese de adiamento na avertura da reunião do Comitê Executivo da entidade, em Lausanne, na Suíça, também na manhã desta terça. “O COI está totalmente determinado a fazer com que os Jogos ocorram com sucesso a partir de 24 de julho e até 9 de agosto”, declarou o dirigente. 

Mesmo admitindo a mudança, Seiko afirmou que o Comitê Tóquio segue trabalhando para o evento ser na data prevista: “As preparações para os jogos Olímpicos de Tóquio estão continuando com o objetivo de termos uma edição de sucesso de os Jogos neste verão em Tóquio”, informou a ministra. 

Eventos testes adiados

Nesta terça os comitês organizadores dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos anunciaram o adiamento de um evento teste de rúgbi em cadeira de rodas, como medida preventiva contra a propagação do coronavírus. A competição aconteceria entre 12 e 15 de março em Tóquio com participação de atletas locais e estrangeiros.


“Tóquio-2020 organizará o evento de teste de alguma forma em abril, após garantir a segurança e do entorno”, apontaram os comitês organizadores locais por meio de comunicado.