Esportes

Minotauro ensina jiu-jitsu para crianças carentes após seletiva de Gramado

Competição classificou atletas para Mundial de Abu Dhabi em abril

Minotauro ensinou alguns golpes aos pequenos
Minotauro ensinou alguns golpes aos pequenos Foto : Bruno Junqueira / Divulgação / CP
Neste fim de semana, Gramado virou o reduto do jiu-jitsu durante a seletiva para o Mundial de Abu Dhabi, que ocorrerá em abril. Quem entrou em cena na Serra gaúcha foi Minotauro, consagrado peso-pesado de MMA – Mixed Martial Arts. No Projeto Arte Suave, que integra a programação oficial da Seletiva, o lutador ensinou jiu-jitsu para 40 crianças de comunidades carentes de Porto Alegre, Lajeado, Caxias e Gramado.

“Essa é a principal mensagem que quero deixar para as crianças, que é preciso muita força de vontade na vida. Para tudo. Mesmo que você não vá virar um competidor, um profissional de lutas, precisa acreditar que pode ter sucesso e ir atrás disso. Eu nunca pensei em desistir. Fui atropelado por um caminhão quando tinha 11 anos, passei uma semana em coma, 11 meses no hospital e um ano sem conseguir caminhar”, comentou.

De quimono, as 40 crianças, algumas ainda com medalhas conquistadas na competição de Gramado, aprenderam duas posições de jiu-jitsu com o ídolo, que afirmou repetir o mesmo movimento 500 vezes por dia em busca da perfeição. Minotauro mostrou, orientou, corrigiu, e até brincou de luta com um menino de cinco anos, arrancando aplausos e sorrisos do público, que ficou até o final e foi premiado com uma sessão de autógrafos surpresa.

“Me identifiquei com ele. Eu também era o menor da minha turma. Eu chegava às 15h para treinar com os meninos da minha idade, só que a minha mãe só podia me buscar às 19h. Então acabava participando das outras aulas e com garotos bem maiores. Me ajudou muito, mas o pessoal não aguentava mais me ver lá (risos)”, completou.

Um dos idealizadores do projeto Arte Suave, a tradução de jiu-jitsu, Guilherme Paradeda ficou satisfeito com a mensagem passada por todos: “O objetivo do projeto nas comunidades é utilizar o esporte para mostrar às crianças que elas não precisam se entregar ao modo mais fácil de ganhar dinheiro, como tráfico de drogas, assalto. Quando você coloca o quimono e vai para o tatame, fica igual a todo mundo e pode construir as próprias oportunidades. Tudo vai depender da sua vontade e da sua capacidade de superar limites. É uma lei da vida. Essas 40 crianças foram premiadas pelo comportamento. Trazer o Minotauro foi uma maneira de parabenizar a todos que se esforçaram na escola e nos treinamentos”.

Classificados para Mundial de Abu Dhabi:

Adulto Masculino
- Absoluto Faixa Branca: Eder Negão

- Absoluto Faixa Azul:
Leve (Até 79kg): Nicolas Menegali
Pesado (+79kg): Fellipe Ubaiz

- Abosluto Faixa Roxa:
Leve (Até 79kg): Wellington Luis
Pesado (+79kg): Victor Honorio

- Faixas Marrom e Preta lutaram juntos:
Até 65kg: Thiago Barreto
Até 74kg: Vinicius Marinho
Até 83kg: Guto Campos
Até 92kg: Luiz Panza
+92kg: Ricardo Evangelista

Adulto Feminino
- Absoluto Faixas Branca e Azul lutaram juntos: Ana Carolina Vieira

- Absoluto Faixas Roxa, Marrom e Preta lutaram juntos:
Até 61kg: Marina Ribeiro
+61kg: Michelle Nicolini

Bookmark and Share