Morre Jacques Rogge, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI)

Morre Jacques Rogge, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI)

Rogge foi presidente da entidade por 12 anos

AFP

Rogge foi presidente da entidade por 12 anos

publicidade

O belga Jacques Rogge, que foi presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) por 12 anos, morreu aos 79 anos, anunciou neste domingo a entidade. "Com grande tristeza, o Comitê Olímpico Internacional anuncia a morte do ex-presidente do COI Jacques Rogge. Ele tinha 79 anos", divulgou o comitê.

Rogge foi o oitavo presidente do COI, sucedendo o espanhol Juan Antonio Samaranch e passando o cargo para o atual dirigente do organismo, o alemão Thomas Bach.

Depois de ser jogador da seleção belga de rúgbi, Jacques Rogge participou de três edições dos Jogos Olímpicos como atleta da vela, em 1968, 1972 e 1976, modalidade da qual foi campeão mundial.

Antes de se tornar presidente do COI, esteve à frente do Comitê Olímpico Belga e do órgão que reúne os cinquenta Comitês Olímpicos Europeus. "Jacques era acima de tudo um apaixonado pelo esporte, adorava estar em contato com os atletas. Uma paixão que transmitiu a todos que o conheceram", destacou Thomas Bach no comunicado.

"Ele foi um presidente dedicado, que contribuiu para modernizar e transformar o COI. Ele ficará na memória por ter incentivado a prática esportiva entre os jovens e por ter criado os Jogos Olímpicos da Juventude. Ele também foi um fervoroso defensor do esporte limpo e da luta implacável contra o doping ", lembrou o atual presidente do COI.

"Todo o movimento olímpico lamenta a perda de um grande amigo e apaixonado pelo esporte", concluiu.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 29 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta sexta-feira, 29 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895