Esportes

“O clássico é maior do que isso”, diz Daronco sobre reclamações do Grêmio

Árbitro se disse tranquilo para apitar Gre-Nal do próximo domingo

Daronco se disse tranquilo para apitar o Gre-Nal de domingo
Daronco se disse tranquilo para apitar o Gre-Nal de domingo Foto : Fabiano do Amaral / CP Memória
O sorteio que definiu Anderson Daronco como árbitro do Gre-Nal do próximo domingo, às 18h30min, na Arena gerou reclamações do Grêmio. A direção do clube queria um juiz de fora do Rio Grande do Sul para a partida que vale por Gauchão e Primeira Liga. Nesta sexta-feira, Daronco minimizou as reclamações tricolores e disse que sua preparação para o clássico independe dessa tentativa de “condicionamento” da arbitragem.

“Isso não vai afetar o trabalho da arbitragem. O clássico é muito maior do que isso. A nossa responsabilidade do jogo é de tamanha forma que independe disso acontecer ou não. Não diminui nem altera a nossa forma de visualizar o jogo. O Gre-Nal tem seu tamanho por si só. A minha responsabilidade e motivação para essa partida ocorrem pelo tamanho do jogo”, afirmou Daronco em entrevista à Rádio Guaíba.

“Tentativa de condicionamento não é nada novo. Isso é antigo, até incrível que ocorra em 2016. Creio que nunca deu certo e não vai ser agora. O clássico é tão grande que as nossas decisões independem do debate que acontece no pré-jogo. O fato de estar escalado já é uma responsabilidade grande. Não é uma cobrança ou tentativa de condicionamento que vai afetar o nosso trabalho dentro do campo de jogo”, completou.

Questionado se seria melhor a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) preservas os árbitros gaúchos do clássico, Daronco respondeu negativamente. O árbitro ressaltou que reclamações ou cobranças antes da partida não tiram sua vontade de apitar Gre-Nais.

“Se eu tivesse perdido o sorteio, estaria muito chateado hoje. A possibilidade de atuar em um clássico é algo com que todo árbitro gaúcho sempre sonha desde curso de arbitragem. O objetivo de carreira é atuar no maior número possível de clássicos. Cada escala para Gre-Nal é como se você estivesse realizando esse sonho pela primeira vez”, declarou.