Funcionários do departamento de ciência da Wada fizeram várias visitas ao laboratório, no Centro de Londres, com inspeções formais e teste de amostras. O laboratório do King's College geralmente lida com cerca de 8 mil amostras por ano.
O laboratório deve analisar mais de 6.250 exames durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, com cerca de metade dos atletas inscritos no evento e todos medalhistas sendo testados.
"A aprovação da Wada significa que o Laboratório Antidoping de Londres vai operar com os mais altos padrões de análise da amostra durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos", disse John Fahey, presidente da Wada.
"Atletas que se dopam devem saber que há uma boa chance de que eles sejam testados neste verão e que tudo cientificamente possível, e com a assistência crescente da inteligência, será feito para certificar de que os esforços para enganar serão detectados pelos especialistas do laboratório", completou.
O laboratório vai testar até 400 amostras por dia durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, mais do que qualquer em outra edição do evento. Ele vai funcionar 24 horas por dia. "A aprovação da Wada é um sinal verde de que o laboratório está pronto", disse Jonathan Harris, gerente antidoping do Comitê Organizador da Olimpíada de Londres.