Alison dos Santos repete Tóquio-2020 e conquista a medalha de bronze nos 400 metros com barreira
Brasileiro terminou a prova com o tempo de 47s26, atrás apenas de Rai Benjamin e do norueguês Karsten Warholm
publicidade
Alison dos Santos vai ter que arrumar mais espaço na prateleira. Quando retornar dos Jogos de Paris-2024, Piu, como também é conhecido, vai trazer na bagagem mais uma medalha olímpica. Assim como nos Jogos de Tóquio, uma bronzeada. Nesta sexta-feira, o atleta brasileiro terminou em terceiro lugar na final dos 400 metros com barreira, com tempo de 47s26, igualando a sua melhor marca do ano. O ouro ficou com o norte-americano Rai Benjamin (46s46) e a prata com o norueguês Karsten Warholm (47s06).
O lugar no pódio para Alison marca também a recuperação do atleta dentro da competição. Ele era uma das maiores esperanças de medalha do Brasil no atletismo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Além do bronze em Tóquio-2020, ele era dono de algumas das melhores marcas no ano, Piu. Por tudo isso, chegou à capital francesa cercado de expectativa. No entanto, tanto na etapa classificatória como nas semifinais, não teve um bom desempenho, levantando dúvidas sobre o potencial para a final. Na primeira, passou em terceiro lugar em sua bateria com um tempo ruim: 48s75. Alegou achar que a prova estava definida e resolveu soltar no final. Veio a semifinal e com ela um susto. Novamente terceiro lugar, com um tempo abaixo do esperado – 47s95 – teve que esperar até o final para se classificar como um dos melhores tempos, algo raro para os favoritos.
Sob desconfiança, foi para a final, mas tão logo foi dada a largada, mostrou porque é um dos maiores nomes da modalidade hoje em dia. No início da prova, até deu a impressão que poderia brigar pelo ouro, passando pelas primeiras barreiras à frente dos demais. No entanto, antes mesmo dos 200m, Benjamin e Warholm dispararam. Da mesma forma, estava claro que o bronze seria uma certeza, já que o estoniano Rasmus Magi ficara para trás. O bronze estava garantido. O segundo de Alison em Olimpíadas. A 19ª medalha do Brasil em Paris-2024.