As medalhas olímpicas são mesmo feitas de ouro, prata e bronze?
Nos Jogos de Paris-2024, premiações vão conter um pequeno pedaço da Torre Eiffel
publicidade
FALTAM 23 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
Além de desejadas, as medalhas olímpicas são um dos objetos mais icônicos do mundo. Elas passaram a ser distribuídas como premiação na edição de St. Louis-1904, primeira Olimpíada realizada fora do continente europeu. Quatro anos depois, em Londres-1908, os atletas passaram a receber medalhas feitas verdadeiramente de ouro, prata e bronze. Isso perdurou até os Jogos de Estocolmo-1912. Depois da I Guerra Mundial, o uso do ouro entrou em declínio por conta da escassez do metal precioso e a medalha dos vencedores passaram a ter apenas um percentual do material dourado.
Desde então, as regras olímpicas deixam claro que as medalhas de ouro são feitas de prata, mas banhadas com pelo menos 6 gramas do material dourado, podendo variar de acordo com o país-sede. Todas as medalhas olímpicas precisam ter um diâmetro mínimo de 6 centímetros e 3 milímetros de espessura. Já as medalhas de prata são feitas, é claro, de prata. Porém, a porcentagem de pureza do metal é menor. As de bronze também têm bronze na composição, além de conter cobre e zinco.
Na última edição olímpica, em Tóquio-2020, a composição das tão sonhadas medalhas passaram por uma inovação. O país asiático optou por produzi-las 100% com material reciclável, a partir do metal de pequenos eletrodomésticos. Celulares, computadores e pequenos eletrodomésticos foram desmontados para a reutilização dos componentes de ouro, prata e bronze, presentes nas placas de circuito destes aparelhos.
Já em Paris-2024 a grande novidade é que as medalhas olímpicas terão um pedaço do cartão-postal mais famoso da França. Pedaços de alumínio que já foram da Torre Eiffel estarão em todas as medalhas da competição. O ferro original da Torre forma um hexágono presente no meio da medalha, que faz alusão à forma geométrica da própria França. A parte de trás está a tradicional Nike, deusa da vitória, o Estádio Panatenaico de Atenas, onde as Olimpíadas foram retomadas em 1896.