Brasil avança no atletismo, mas acaba eliminado nos pênaltis no futebol feminino em Tóquio

Brasil avança no atletismo, mas acaba eliminado nos pênaltis no futebol feminino em Tóquio

Cotado a medalha, Alison Santos se classificou como o segundo mais rápido dos 400m com barreiras; No detalhe, seleção feminina perdeu por 4 a 3 para o Canadá nas penalidades

Correio do Povo

Competições no atletismo começaram nesta sexta-feira

publicidade

A grande aposta do Brasil no atletismo cumpriu sua primeira missão, nesta sexta-feira, dia em que a Tóquio 2020 abriu as atividades no Estádio Olímpico. Alison Santos avançou como segundo mais rápido dos 400m com barreiras e começou a jornada em busca da medalha. O país ainda conta com outras chances de pódio na modalidade. 

As competições foram de sentimentos adversos nos principais esportes coletivos. No futebol feminino, logo no começo do dia, a eliminação veio no detalhe contra o Canadá nas quartas de final. Após um 0 a 0 em mais de 120 minutos, as meninas perderam por 4 a 3 nas penalidades. No vôlei, os comandados de Renan Dal Zotto venceram com autoridade a seleção dos EUA e deram boas impressões para as próximas fases. No último dia de competições individuais do judô, Rafael Silva e Maria Suelen, dos pesados, acabaram ficando sem medalhas. A judoca saiu lesionada e não deve participar da disputa por equipes no final de semana. 

Na abertura dos esportes tradicionais da Olimpíada, Altobeli Silva foi o primeiro brasileiro na pista do Estádio Olímpico de Tóquio. Ele terminou a eliminatória dos 3000 metros com obstáculos em nono lugar e não avançou às finais. Os atletas do salto em altura, Fernando Ferreira e Thiago Moura não conseguiram saltar 2,25m e foram eliminados.

As grandes disputas do dia foram do 100m rasos feminino. Na expectativa pela mulher mais rápida do mundo, Costa do Marfim, Estados Unidos e Nigéria mostraram que podem ao menos incomodar as jamaicanas e seu reinado. Elaine Thompson e Shelly-Ann Fraser-Pryce avançaram, mas lideradas pela marfinense Marie-Josee Lou. O Brasil teve apenas Rosângela Santos na disputa, finalizando em 28º lugar. 

Recorde mundial quebrado na natação

A natação seguiu suas braçadas fortes no complexo aquático de Tóquio e teve seu primeiro recorde mundial quebrado. A façanha foi da sul-africana Tatjana Schoenmaker, que até se assustou com a conquista. Ela foi a primeira mulher a nadar abaixo de 2min19s nos 200m peito. 

Os recordes olímpicos, contudo, desabaram. Evgeny Rilov, da Rússia, faturou o ouro com recorde - o tempo de 1:53.27, à frente do norte-americano Ryan Murphy nos 200m costa. A australiana Emma McKeon cravou 51.96s nos 100m livres. 

O chinês Shun Wang derrubou a marca nos 200m medley com 1:55.00. A prova marcou a despedida do seis vezes medalhista Lazslo Cseh. O húngaro finalizou em sétimo.

Vitória brasileira com autoridade no vôlei

Nas quadras, o Brasil finalmente mostrou credenciais de campeão olímpico no masculino. A partida começou complicadíssima, com um interminável primeiro set vencido pelos Estados Unidos por 32 a 30. Mas os comandados de Renan dal Zotto engataram sua melhor performance dos jogos e viraram para 3 a 1, encaminhando a classificação. 

Além de aliviar a pressão, a partida praticamente assegura o Brasil nas quartas de final. Com três vitórias e uma derrota, a seleção está em segundo lugar no Grupo B, com oito pontos. O Comitê Olímpico da Rússia lidera, com nove. A equipe nacional vai encerrar sua participação nesta fase diante da França, no sábado.

Também no ginásio, o handebol masculino finalmente venceu. Abriu vantagem contra a Argentina, se complicou no fim, mas manteve a ponta para ainda sonhar com a classificação. Vai precisar vencer a Alemanha na rodada final. A participação no rúgbi, por sua vez, teve as gurias da seleção sofrendo mais duas pesadas derrota. O Brasil perdeu de 41 a 5 para Fiji e 45 a 0 para o Canadá e está eliminado. 

Keno Marley perde, Beatriz avança e Teixeira garante medalha

O baiano Keno Marley de 21 anos fez uma luta dura e parelha contra o britânico Benjamin Whittaker, na madrugada desta sexta-feira, e chegou a comemorar ao final dos três rounds, acreditando que havia vencido o combate, válido pelas quartas de final.

Porém, por uma decisão dividida, os juízes deram a vitória a Whittaker - três juízes favoreceram o britânico, e dois, o brasileiro. "Tenho só 21 anos, terei muito tempo para evoluir e vir buscar uma medalha, pelo menos mais uma ou duas Olimpíadas", disse Keno, minutos após se desesperar no ringue com a decisão da arbitragem. 

A pugilista Beatriz Ferreira avançou às quartas de final do boxe após vencer a taiwanesa Shih-Yi Wu por 3 rounds a 0, em decisão unânime. A brasileira, franca favorita ao título olímpico, agora enfrentará a vencedora do duelo entre a uzbequistã Raykhona Kodirova e a congolesa Naomie Yumba.

No começo da manhã, o brasileiro Abner Teixeira garantiu a primeira medalha do boxe brasileiro em Tóquio 2020, ao vencer o jordaniano Hussein Iashaish nas quartas de final da categoria até 91 kg. Ele agora lutará no dia 3 de agosto com adversário a ser definido.

Depois de um ciclo olímpico brilhante que envolveu a conquista do Mundial e do Pan-Americano de 2019, Beatriz se tornou a nº1 do ranking mundial e chegou para sua estreia nesta sexta como a adversária a ser batida na categoria até 60 kg. 

Rezende fecha em 14° lugar no BMX e Tosi está em 10° no hipismo

Nos esportes "radicais", Renato Rezende confirmou a melhor Olimpíada do país com o 14º lugar no ciclismo BMX. Pepê Gonçalves, na canoagem slalom,  tinha tempo para avançar à final, mas tomou três penalizações. Com isso, acabou em 19º lugar.

Nos saltos ornamentais, a brasileira Luana Lira ficou em 21º lugar nas eliminatórias do trampolim 3m e está fora da semifinal e Lucas Verthein ficou em 12° colocado no remo da Tóquio 2020

No hipismo, o cavaleiro Marcelo Tosi, montando Genfly, foi o primeiro brasileiro no picadeiro na competição doConcurso Completo de Equitação (considerado um triatlo equestre reunindo as modalidades de adestramento, cross-country e salto) na Olimpíada de Tóquio (Japão).

O paulista garantiu 31,5 pontos, o equivalente a 68,5% do aproveitamento, no adestramento. Após a primeira sessão, o representante brasileiro está na 10ª posição. Até o momento, o líder é o britânico Oliver Townend, com 23,6 pontos, e o segundo melhor é o chinês Alex Hua Tian, com 23,9.

Lesão de Suelen e derrota de Baby para Rinner

O judô teve o melhor começo possível, com vitórias de Rafael Silva e Maria Suelen e a dupla avançando às quartas de final. No entanto, depois tudo se complicou e a modalidade ficou sem medalhas. 

Rafael entrou na repescagem do bronze contra o lendário francês Teddy Riner, que só perdeu duas vezes nos últimos 10 anos, e Maria Suelen nem teve a chance. A judoca torceu o joelho ao sofrer ippon e ficou fora da disputa. Ela não vai competir no final de semana nos duelos por equipes. 

Bi-medalhista olímpico, Baby acabou atropelado por Riner com um ippon em menos de 30s na semi da repescagem. O adversário conseguiu rapidamente tomar o controle da luta e derrubar o brasileiro. 

Eliminação no futebol feminino

Um jogo digno de duas seleções acostumadas a competir e avançar nos Jogos Olímpicos na madrugada desta sexta-feira, em Miyagi, no Japão, pelas quartas de final da Tóquio 2020. Brasil e Canadá precisaram de 120 minutos, mais as penalidades, para decidir quem avançava às semifinais. No detalhe, deu Canadá, por 4 a 3, nos tiros diretos da marca fatal, após um 0 a 0 no tempo normal e no período extra. Com o resultado, a seleção feminina brasileira está eliminada da Olímpiada.

Numa partida de defesas superiores aos ataques, o time de Pia Sundhage até chegou mais perto da vitória com a bola rolando, mas viu a boa goleira Labbé se destacar e a falta de criatividade do ataque prevalecer.

Na decisão de pênaltis, a vantagem apareceu logo na primeira cobrança, mas Andressa Alves e Rafa desperdiçaram e a eficiência canadense apareceu no fim para selar o placar em 4 a 3. 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895