COI anuncia 12 atletas desclassificados por doping em Londres 2012

COI anuncia 12 atletas desclassificados por doping em Londres 2012

Comitê ainda não anunciou os nomes que herdarão medalhas

AFP

publicidade

O Comitê Olímpico Internacional publicou nesta segunda-feira uma lista com 12 atletas desclassificados por doping dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, sete deles medalhistas, incluindo a campeã olímpica dos 3000 metros com obstáculos, a russa Yuliya Zaripova.

Dos 12 casos divulgados na segunda-feira, três são do atletismo. O COI confirmou a desclassificação de Zaripova,  que foi pega por uso de turanibol, um esteroide. Os dois outros atletas são os ucranianos Oleksandr Drygol (arremesso do martelo) e Margaryta Tverdoklhib (salto em distância), ambos eliminados na fase classificatória das respectivas provas.

Os outros nove casos são todos do levantamento de peso, seis deles medalhistas em Londres: a moldava Cristina Iovu (bronze 53 kg), a russa Nataliya Zabolotnaya (prata 75 kg), a armênia Hripsime Khurshudyan e a bielorrussa Iryna Kuelsha (ambas bronze 75 kg), o russo Alexandr Ivanov (prata 94 kg), e o moldavo Anatoli Ciricu (bronze 94 kg).
Essas desclassificações foram realizadas após uma nova análise de amostras dos JO de Londres. O nome dos atletas que vão herdar as medalhas não foram divulgados pelo COI.

No total, o COI já reanalisou 1.243 mil amostras dos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, graças a métodos científicos que evoluíram desde então. Antes dos Jogos do Rio 2016, um enorme escândalo de doping estatal privou a Rússia de mais de 110 de seus atletas. O caso foi exposto pelo relatório McLaren, encomendado pela Wada.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta quarta-feira, 17 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta quinta-feira, 18 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895