COI diz que Rio está pronto para receber o mundo para os Jogos Olímpicos

COI diz que Rio está pronto para receber o mundo para os Jogos Olímpicos

Nawal El Moutawakel fez afirmação em texto publicado no site da entidade

Agência Brasil

Nawal El Moutawakel fez afirmação em texto publicado no site da entidade

publicidade

A presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos, Nawal El Moutawakel, informou nesta segunda-feira que a cidade está pronta para "receber o mundo". Texto publicado nesta segunda-feira no site da entidade revela as avaliações da campeã olímpica marroquina, a 25 dias da abertura dos jogos.

"O Rio de Janeiro está pronto para receber o mundo. Os atletas olímpicos de 2016 podem esperar morar em uma Vila Olímpica incrível e competir em instalações absolutamente deslumbrantes", disse Nawal El Moutawake, que considerou as estruturas na Barra e Deodoro "no estado da arte" e destacou as belezas naturais da cidade. "Não consigo imaginar cenários mais espetaculares para os melhores atletas mostrarem seus talentos para o mundo".

A presidente acompanhou a preparação dos jogos desde 2009 e realizou as vistorias finais nos últimos dias. Ela afirmou que os brasileiros conseguiram "transformar a cidade por meio de uma visão de legado que eles tornaram realidade". "Não apenas por entregarem todas as arenas e serviços que os jogos requerem a tempo, mas também criando um legado que vai beneficiar os cidadãos locais e todo o país por décadas", acrescentou.

No texto, a representante do COI afirmou que as arenas estão recebendo os últimos retoques antes da chegada dos atletas, o que ocorrerá em cerca de duas semanas. Nawal lembrou que a Linha 4 do metrô está em fase final de testes e vai operar durante os jogos, junto com os ônibus do BRT.

Zika

Na análise sobre a preparação do Rio para os jogos, ela disse ter discutido as preocupações com o vírus zika durante suas últimas inspeções. De acordo com o COI, a Organização Mundial de Saúde não recomendou restrições de viagem aos países em que há transmissão do vírus zika, e que as autoridades e organizadores destalharam ações para minimizar os riscos de contágio. "Também foi pontuado que os jogos ocorrerão nos meses de inverno de agosto e setembro, quando o clima mais seco e ameno reduz fortemente a presença de mosquitos e, com isso, o risco de infecção."

Segurança

Conforme o texto, 85 mil agentes vão atuar durante os jogos, com o apoio de forças de 55 países, "garantindo a segurança da Vila Olímpica, das arenas esportivas e da infraestrutura, assim como dos aeroportos e principais vias da cidade."

Qualidade da água

Uma das questões mais criticadas na preparação para os jogos, a qualidade da água na Baía de Gunabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas deve estar "em condições de alto nível para os atletas", segundo organizadores afirmaram à presidente. A Lagoa receberá competições de remo, e a baía, as de vela. Ela afirma que as intervenções no entorno da Marina da Glória já mostram efetividade, melhorando a qualidade da água na região.

Cariocas

Nawal elogiou os cariocas, e os brasileiros de modo geral, como pessoas calorosas e hospitaleiras. "Os espectadores visitando o Rio em agosto poderão experimentar plenamente esse espírito, à medida que forem às arenas, visitar os live sites (locais com festa e transmissão das competições) e descobrirem a cidade."

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895