Olimpíada

Comitê Olímpico diz que 98% das obras para os Jogos do Rio estão prontas

Velódromo e Engenhão são as últimas instalações que faltam ser liberadas

Coração dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra recebeu a sua primeira competição oficial
Coração dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra recebeu a sua primeira competição oficial Foto : Daniel Ramalho / Rio 2016 / CP
Cerca de 98% das obras e equipamentos dos Jogos Olímpicos Rio 2016 estão prontos, segundo avaliação da presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos, Nawal El Moutawakel, que participou nesta quarta-feira da 10ª e última reunião do grupo no Rio. Ainda faltam ser concluídas as obras do velódromo e a liberação do Estádio João Havelange, o Engenhão.

"O último esforço é sempre o mais difícil. Mas acreditamos que os Jogos Rio 2016 deixarão o país muito orgulhoso. Esta crença vem do fato de que muitas das arenas estão hoje finalizadas, com 98% delas concluídas. Nós tivemos 33 eventos-teste realizados com sucesso, com excelente retorno dos atletas e das federações", disse Nawal.

Perguntada se as turbulências políticas no Brasil, em meio à discussão do impeachment da presidenta Dilma Rousseff; e no mundo, com ações de terrorismo, podem afetar a realização dos Jogos, a coordenadora destacou que o espírito da Olimpíada é o oposto.

"Acho que esporte tem a ver com solidariedade, em aproximar a humanidade. É sobre competição de excelências. Então eu espero que este seja o espírito dos Jogos". Sobre o fato de várias das empreiteiras contratadas para construir as arenas da Olimpíada serem citadas na Operação Lava Jato, integrantes do COI disseram que o processo legal para as obras se deu de forma absolutamente transparente e dentro da lei.