Comitê Olímpico Italiano retira oficialmente candidatura dos Jogos de 2024

Comitê Olímpico Italiano retira oficialmente candidatura dos Jogos de 2024

Decisão foi tomada após recusa da nova prefeita da cidade a apoiar projeto

AFP

Comitê Olímpico Italiano retira oficialmente candidatura dos Jogos de 2024

publicidade

O presidente do Comitê Olímpico Italiano, Giovanni Malago, descartou em definitivo a candidatura de Roma aos Jogos Olímpicos de 2024, depois da recusa da nova prefeita da cidade a apoiar o projeto. "Hoje escrevi ao Comitê Olímpico Internacional para retirar Roma 2024 da disputa", declarou Malago em uma entrevista coletiva na capital italiana.



O anúncio oficial não foi uma surpresa, sobretudo depois que a prefeita de Roma, Virginia Raggi, eleita em junho, anunciou em setembro que não apoiava a candidatura de Roma para organizar os Jogos Olímpicos, um projeto que chamou de "irresponsável" para uma das cidades mais endividadas e ingovernáveis da Itália.

A prefeita romana, do partido Movimento Cinco Estrelas (M5S), considera que sediar os Jogos representaria "hipotecar o futuro" de Roma, uma cidade que tem uma dívida de quase 13 bilhões de euros. A prefeita informou a decisão com uma carta ao Comitê Olímpico Internacional depois que o conselho municipal, dominado pelo M5S), votou uma moção contra a candidatura da capital italiana aos Jogos. "Foi uma decisão muito grave que provocou uma grande decepção", afirmou Malagó nesta terça-feira. 

"Sempre disse que este projeto era uma mesa que se apoiava em três pernas (Comitê Olímpico, governo e prefeitura) para permanecer de pé. Perdemos uma perna por razões ideológicas e demagógicas", disse. "Me vejo obrigado a interromper o projeto a 11 meses de sua conclusão e depois de três anos de trabalho. É uma pena porque nosso projeto era o vencedor", lamentou.

Em 2011, o CONI já havia desistido de apresentar a candidatura de Roma aos Jogos Olímpicos de 2020, a pedido do então primeiro-ministro Mario Monti, para quem o país não tinha recursos suficientes para organizar tal evento por causa da crise econômica.

O COI deve anunciar a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2024 em setembro do próximo ano. A disputa envolve Paris e Los Angeles, favoritas, e Budapeste, considerada a candidatura com menos chances de vitória.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895