Confederação antecipa convocação do judô e Mayra Aguiar já está garantida nos Jogos de Paris-2024

Confederação antecipa convocação do judô e Mayra Aguiar já está garantida nos Jogos de Paris-2024

Estratégia pretende tirar dos atletas a preocupação de garantir a vaga olímpica na reta final para a competição. Lista final, no entanto, ainda não está definida

Victória Rodrigues

Judoca gaúcha ocupa o 6º lugar no ranking na categoria até 78kg

publicidade

O judô brasileiro optou por antecipar em quase três meses a divulgação dos atletas convocados para os Jogos Olímpicos de Paris. Os nomes já conhecidos de Mayra Aguiar e Rafael Silva, da seleção olímpica, já serão confirmados para o evento no início de abril, após a disputa do Grand Slam de Antalya, na Turquia, que acontece na última semana de março. Já a segunda fase virá após o Campeonato Mundial de Abu Dhabi, em maio, último evento classificatório para Paris.

A mudança pretende tirar dos judocas a preocupação de garantir a vaga olímpica nesta reta final, já que o ranking olímpico fecha somente em junho, mantendo o foco na disputa por medalhas no torneio. A estratégia já é adotada por países como Japão e França pelo mesmo motivo. “Com esses critérios definidos, estamos dando a oportunidade dos atletas participarem do processo final de classificação olímpica e conquistarem suas vagas. O mundo ideal é que todas as vagas sejam decididas no tatame pelos atletas, com bom desempenho e dentro do planejamento que traçamos e que acreditamos ser justo para todos", afirma Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da CBJ.

“Estamos dando a oportunidade dos atletas participarem do processo final de classificação olímpica e conquistarem suas vagas”, diz Marcelo Theotonio

O técnico da Seleção Brasileira de Judô e da Sogipa, Kiko Pereira, salienta a influência da mudança na preparação dos atletas. “Realmente essa antecipação faz com que o atleta consiga fazer um planejamento visando especificamente os Jogos", diz. “O calendário mundial hoje é muito cansativo porque tem muitas competições, os atletas estão sempre sendo prejudicados na periodização de treinamentos em função desse enorme número de competições. Então, esse ano depois do mundial, ainda teremos 60 dias de preparação apenas para os Jogos Olímpicos. Nós vamos antecipar aqueles atletas que estão matematicamente garantidos ou com perspectiva alta de classificação olímpica, nós vamos depois do Slam da Turquia já anunciar a equipe confirmada para Paris”, completa Kiko.

Mesmo assim, a corrida olímpica segue em andamento e a seleção terá mais seis competições para buscar pontos no ranking olímpico. Entre elas, estão o Grand Slam de Tbilisi (GEO), Grand Slam de Antalya (TUR), Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, Grand Slam de Dushanbe (TJK), Grand Slam do Cazaquistão (KAZ) e o Campeonato Mundial de Abu Dhabi, totalizando até 6.700 pontos no ranking. "Em casos de indefinição, a comissão técnica seguirá os parâmetros estabelecidos nesse documento para escolher o/a melhor representante do Brasil nos Jogos de Paris”, completa Marcelo.

No entanto, para os judocas Mayra Aguiar, Beatriz Souza, Rafael Silva, Willian Lima, Daniel Cargnin e Guilherme Schmidt a convocação é questão de formalidade, já que os demais brasileiros das respectivas categorias não só estão distantes no ranking mundial como não atingem critérios para estarem nas competições que mais pontuam, como o Pan-Americano e o Mundial, por exemplo. Os seis já não seriam ultrapassados, e a convocação vem para confirmar isso. O ranking olímpico fecha apenas em 25 de junho, depois de uma rodada de Opens, evento com menor pontuação. Caso haja a necessidade de pontos extras para algum brasileiro na zona de classificação para a Olimpíada, esses torneios serão utilizados e a convocação será adiada para um terceiro momento, segundo a CBJ.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895