Conheça os esportes que estão nos Jogos de Paris-2024: escalada esportiva
Modalidade inclui provas nas quais os atletas alcançam alturas de até 15 metros
publicidade
FALTAM 19 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
A primeira vez que a escalada esteve presente nos Jogos Olímpicos foi em Paris-1900, porém, não do jeito que conhecemos hoje. Na edição, todos os ginastas que disputavam medalhas no individual geral precisavam fazer apresentações em 16 provas e a escalada com corda era uma delas. Mesmo assim, apenas 120 anos depois, em Tóquio-2020, a modalidade esportiva foi integrada no cronograma olímpico. Na estreia, a escalada teve dois atletas campeões, que tiveram o melhor desempenho na combinação de três provas: velocidade, guiada e boulder (ou bouldering). Em Paris-2024, após reclamação dos atletas, a modalidade será distribuída em duas disputas: velocidade e prova combinada (guiada e bouldering).
Quem vence a prova de velocidade?
Considerada a prova mais rápida do torneio, superando os 100m rasos do atletismo, a prova é uma corrida contra o relógio. Os escaladores sobem em paredões idênticos de 15m de altura, um do lado do outro, quem chegar ao topo e apertar o botão primeiro para parar o cronômetro vence a prova. Os atletas são presos em uma corda e a queda é eliminatória.
Quem vence as provas combinadas (guiada e boulder)?
Na prova guiada, os atletas têm seis minutos para subir o mais alto que conseguirem um paredão de 15m, mas sem conhecer o percurso. Os escaladores também usam uma corda como prevenção de queda e cada agarra alcançada vale pontos. Quanto mais no alto estiverem as agarras, mais pontos valem. A queda é eliminatória e vence quem fizer mais pontos.
Já no boulder, os atletas percorrem, um de cada vez, quatro rotas na fase classificatória e três na final, numa parede pequena. Eles podem fazer quantas tentativas quiserem dentro de um tempo estipulado (5min nas fases eliminatórias e 4min na fase final), mas precisam cumprir as exigências do percurso, que só é conhecido no momento da prova.
Um atleta pode ganhar, no máximo, 200 pontos - 100 no boulder e outros 100 na prova guiada. Leva o ouro o escalador que conseguir mais pontos na soma das duas categorias.
Como funciona a segurança dos atletas na prova?
Os atletas utilizam cordas como prevenção em todas as provas disputadas. No boulder, o próprio atleta vai passando a corda nos pontos de segurança ao longo da prova.
Qual altura e característica dos paredões?
Na prova de velocidade, os paredões têm cerca de 15 metros de altura. As paredes das provas combinadas têm 4,5 metros, mas o que muda são os percursos, com mais alternativas laterais. Nas duas categorias, os paredões contam com várias agarras, que são pontos nos quais os atletas podem, como o nome sugere, se agarrar para seguir avançando.
Como são os formatos de disputa?
Na velocidade, o formato inclui a rodada classificatória e disputas entre dois oponentes. Os vencedores das disputas da chave avançam até as finais. Já nas provas combinadas, toda vez que uma zona ou movimento é validado, pontos são dados ao escalador, enquanto tentativas mal-sucedidas causam dedução de pontos. Quem fizer mais pontos avança para a fase final.
Quando serão disputadas as finais?
- Velocidade Feminina - 7 de agosto (7h55min)
- Velocidade Masculino - 8 de agosto (7h55min)
- Guiada + Boulder Masculino - 9 de agosto (7h28min)
- Guiada + Boulder Feminino - 10 de agosto (7h28min)
Quais são os recordes mundiais na escalada?
- Velocidade masculino - 6,24s - Aleksandra Miroslaw (Polônia, em 2023)
- Velocidade feminino - 4,79s - Samuel Watson (EUA, em 2024)