Conheça os esportes que estão nos Jogos de Paris-2024: esgrima

Conheça os esportes que estão nos Jogos de Paris-2024: esgrima

Modalidade é dividida pelas armas utilizadas: espada, sabre e florete

Carlos Correa

Objetivo na esgrima é atingir o corpo do adversário com a arma em jogo

publicidade

FALTAM 18 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024

A esgrima é uma das nove modalidades que integram o programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos, em 1896 - as mulheres passaram a competir em Paris-1924. Tem como origem as lutas de espadas que datam de um tempo muito distante - há desenhos no Egito representando esgrimistas datados de 1.190 A.C. A transição para o universo esportivo ocorreu bem depois, no século XIV. As principais escolas estão na Europa - a Itália é a recordista em medalhas na modalidade: 130, seguida da França, com 123.

Quem vence?

Os pontos são marcados cada vez que um atleta toca a sua espada/sabre/florete em determinados pontos do corpo do adversário, que variam de acordo com a categoria. Cada toque equivale a um ponto. São duas as possibilidades de vitória: marcar 15 pontos ou marcar o maior número de ponto no tempo de jogo, que são três rodadas de três minutos cada.

Quais são as categorias em disputa?

As categorias são diferenciadas a partir das armas utilizadas, que são três: sabre, florete e espada.

  • Florete - Pesa 0,5kg e tem 110cm de tamanho, dos quais 90cm são da lâmina, flexível e em formato de trapézio.
  • Espada - Tem o mesmo tamanho do florete, mas pesa um pouco mais: 0,77kg, além de ter uma lâmina mais rígida na comparação.
  • Sabre - Pesa 0,5kg, mas é um pouco menor que as demais. São 105cm, com 88cm de lâmina. É também a mais flexível das três. Outra característica é ter, em sua base, uma espécie de proteção para as mãos.

Qual a diferença na prática das categorias?

A pontuação e o tempo de jogo são os mesmos para as três armas. O que muda é o tipo de ataque e a área do corpo do adversário que pode ser atingida.

  • Florete - Os ataques só podem ser feitos com a ponta da arma e no tronco do adversário.
  • Espada - São permitidos ataques em todo o corpo do adversário, mas apenas com a ponta da arma.
  • Sabre - Além da ponta, a lateral da lâmina também pode ser utilizada no ataque, que é permitido no tronco, nos braços e na cabeça do oponente.

Como funciona a disputa por equipes?

As equipes são formadas por três atletas, mas todos os enfrentamentos são individuais. Cada vez que um dos competidores marca cinco pontos, outro assume o seu lugar. A vitória é do time que prime iro marcar 45 pontos ou que fizer o maior número de pontos ao final de nove tempos de três minutos.

Como os árbitros conseguem definir de quem foi o primeiro movimento quando os ataques e contra-ataques são tão rápidos?

Na verdade, a definição sobre quem é o vencedor de cada ponto é feita de forma eletrônica. Isso porque a roupa dos atletas e as armas dos atletas são ligadas por um fio ao placar eletrônico. É este sistema que informa qual dos atletas atingiu primeiro o adversário. Se há empate, é concedido um ponto para cada no caso da espada, mas nas outras armas o ponto é concedido para quem primeiro fez o movimento de ataque, definição que passa pela arbitragem.

Todo o material utilizado é pensado para proteger os atletas, da máscara às calças e jaquetas | Foto: Miriam Jeske/COB/CP

Quanto tempo dura o jogo?

No individual são três tempos de três minutos, a menos que um dos atletas faça 15 pontos. Na disputa por equipes, são nove tempos de nove minutos, ou o primeiro time que fizer 45 pontos.

Existe risco de um atleta ser ferido pela arma do adversário?

Acidentes são bem raros, muito em função de todo o material de segurança utilizado pelos atletas. A máscara é feita de um metal trançado em quadrados de 2,1mm. A calça e a jaqueta, além de serem feitas de um material mais resistente, são complementadas com outra proteção, o plastron. Nas disputas femininas, também é obrigatório o uso de um protetor na região dos seios.

Quais as dimensões da pista?

São 14 metros de comprimento por uma largura que varia de 1,5 a 2 metros. Todos os movimentos precisam ser feitos na pista. O esgrimista que deixar a pista perde um ponto.

Qual o formato de disputa do torneio olímpico?

A disputa é toda feita de forma eliminatória com os perdedores sendo eliminados e os vencedores avançando até a final.

Quando acontecem as finais olímpicas?

MASCULINO

  • Sabre - 27 de julho (16h55min)
  • Espada - 28 de julho (17h15min)
  • Florete - 29 de julho (17h10mi)

FEMININO

  • Espada - 27 de julho (16h30min)
  • Florete - 28 de julho (16h45min)
  • Sabre - 29 de julho (16h45min)

EQUIPES

MASCULINO

  • Sabre - 31 de julho (15h30min)
  • Espada - 2 de agosto (15h30min)
  • Florete - 4 de agosto (15h30min)

FEMININO

  • Espada - 30 de julho (15h30min)
  • Florete - 1º de agosto (15h30min)
  • Sabre - 3 de agosto (15h)
Gráfico sobre a esgrima | Foto: MARIA-CECILIA REZENDE, FRED GARET, EMMANUELLE MICHEL / AFP / CP


Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895