Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de 2024: ciclismo de pista
Velocidade das bicicletas na pista pode chegar a 70km/h, mas veículos não têm freio
publicidade
FALTAM 19 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
As provas de pista são a única modalidade dentro do ciclismo que não são realizadas ao ar livre. Aqui, o cenário é o velódromo, uma pista oval e inclinada - são 45 graus nas curvas - e na qual os atletas chegam aos 50km/h em uma série de categorias, tanto individuais como por equipe.
Como funciona cada uma cada categorias?
Keirin
A prova inclui uma bicicleta elétrica (derny), que dita o ritmo da prova. Atrás, ficam os oito competidores. O número total de voltas na pista soma 2km, mas a competição em termos de velocidade só acontece mesmo quando a derny deixa a pista. Então, nos 700m finais, os ciclistas disputam para ver quem cruza primeiro a linha de chegada. É disputada por, no máximo, 30 ciclistas, divididos em baterias de seis atletas. Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final, enquanto o restante disputa a repescagem, de onde saem se classificam mais dois competidores. As quartas de final têm três baterias de seis ciclistas e avançam os quatro primeiros de cada. Nas semifinais, são duas baterias e avançam três de cada. A final é uma prova única com seis atletas.
Omnium
A grosso modo, é como se fosse o triatlo do ciclismo, mas em vez de três, inclui quatro provas: scratch, uma corrida de 10km (feminino) e 15km (masculino); eliminação, onde a cada duas voltas o último lugar é eliminado até sobrar apenas o vencedor; tempo, onde vale quem fizer o menor tempo ao fim de 1km (masculino) e 500m (feminino); e por pontos, onde as disputas acontecem em momentos específicos da prova. Todas as posições finais de cada atleta são convertidas em pontos e quem tiver a melhor soma é o campeão. Em caso de empate, vence quem teve o melhor resultado no scratch. A competição é toda disputada no mesmo dia e inclui cerca de 20 atletas.
Velocidade
Os atletas percorrem três voltas, mas o que conta mesmo são apenas os 200 metros finais, que são cronometrados. Na fase classificatória, avançam os 24 melhores tempos. A partir daí, as disputas acontecem com dois ciclistas na pista em duelos eliminatórios - até as quartas de final, existem repescagens. A cada prova, os primeiros 700 metros são mais lentos e estudados, já que ficar na frente antes do momento decisivo dá ao adversário a vantagem do vácuo, facilitando uma ultrapassagem no final. É uma prova em que basicamente o que decide é o final, onde as bicicletas atingem velocidades na casa dos 70km/h.
Velocidade por equipes
Lembra em parte os revezamentos do atletismo e da natação. Duas equipes se enfrentam, largando em retas opostas na pista. No feminino, são duas atletas e duas voltas; no masculino, três e três. Cada um dos ciclistas é responsável por uma das voltas e vence a equipe que terminar a prova no menor tempo. São oito países para cada gênero. Na fase classificatória, são definidos os cruzamentos seguintes de acordo com os tempos. Da rodada seguinte, com quatro duelos, saem os dois tempos mais rápidos, que fazem uma final para decidir quem fica com a medalha de ouro.
Perseguição por equipes
São dois times, com quatro ciclistas cada, tanto no masculino como no feminino. As equipes largam em retas opostas e precisam percorrer a distância de 16 voltas, o equivalente a 4km. A ordem de participação pode ser alterada de acordo com a estratégia e mesmo se um dos competidores cair, o time pode seguir, desde que mantenha ao menos três. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro - e para isso o que conta é a roda da frente do terceiro ciclista. Ou seja, mesmo que a ordem entre os quatro possa ser alterada no decorrer da prova, todos precisam se manter rápidos durante o tempo todo. Outra possibilidade de vencer é alcançando a equipe adversária, o que é um tanto quanto mais incomum. No geral, as corridas duram cerca de quatro minutos. Em Paris, são dez países disputando no feminino e dez no masculino. A primeira fase acontece sem adversários, apenas para tomada de tempo. Ainda que os oito mais rápidos sigam na competição, só os quatro mais velozes continuam na luta pelo título: o primeiro enfrenta o quarto e o segundo disputa contra o terceiro. Os dois vencedores vão à final. Os dois perdedores seguem para uma repescagem junto dos demais - quinto a oitavo classificados - para duelos que definem o bronze.
Madison
É a prova mais longa do ciclismo de pista, disputada sempre em dupla. A equipe precisa percorrer uma distância de 50km (masculino) ou 30km (feminino), revezando a cada três ou quatro voltas. Os atletas nunca param, mas aquele que está “descansando” pedala mais lentamente na parte mais aberta da pista, enquanto o outro segue em um ritmo mais acelerado. No momento da troca, um dos atletas pode impulsionar o outro. O vencedor é definido a partir de pontuações. A cada dez voltas, atribui-se os seguintes valores: líder (5 pontos), segundo lugar (3), terceiro (2) e quarto (1). A última contagem tem pontuação dobrada. Em caso de empate, vence quem teve vantagem na última medição. A única disputa é a final, sem fases classificatórias. Disputam o título 15 equipes em cada gênero, o que significa que a pista é compartilhada por 30 ciclistas durante todo o tempo. A prova masculina dura cerca de 50 minutos e a feminina, de 35.
Quais as características das bicicletas?
Feitas geralmente de carbono, são mais leves e têm os pneus leves e estreitos para diminuir a resistência do ar. Apesar de atingir velocidades de até 70km/h, contam com apenas uma marcha, pesada, e não têm freios - para diminuir a velocidade, o comum é o atleta ir para a parte interna da pista e deixar de pedalar.
Por que a maioria dos atletas no ciclismo de pista têm as pernas depiladas?
Ao contrário das disputas na natação, onde isso é feito para diminuir a resistência com a água e, consequentemente, ganhar milésimos que podem fazer a diferença na chegada, no caso do ciclismo de pista, a razão é outra. Aqui, a razão é médica. Uma vez que as quedas são mais frequentes, ter poucos pelos favorece uma cicatrização mais rápida.
Quando acontecem as finais olímpicas?
MASCULINO
- Keirin - 11 de agosto (8h32min)
- Omnium - 8 de agosto (12h, 12h38min, 13h25min e 14h27min)
- Velocidade - 9 de agosto (14h38min)
- Velocidade por equipes - 6 de agosto (15h07min)
- Perseguição por equipes - 7 de agosto (13h33min)
- Madison - 10 de agosto (12h59min)
FEMININO
- Keirin - 8 de agosto (14h11min)
- Omnium - 11 de agosto (6h, 6h57min, 7h53min e 8h56min)
- Velocidade - 11 de agosto (8h44min)
- Velocidade por equipes - 5 de agosto (13h59min)
- Perseguição por equipes - 7 de agosto (13h57min)
- Madison - 9 de agosto (13h09min)