Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: atletismo – lançamento de dardo e de disco
Na final das duas modalidades, 12 atletas disputam a melhor marca
publicidade
FALTAM 26 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
Mais do que velocidade, nas provas de lançamento o objetivo maior é jogar o objeto - o dardo ou o disco - o mais longe possível. Os lançamentos são feitos sempre a partir de uma área pré-determinada. São três tipos de lançamento - dardo, disco e martelo - e um arremesso, de peso.
Quem vence?
Quem arremessar o dardo ou o disco na maior distância, a partir de uma área pré-determinada.
Qual o formato de disputa?
O formato é o mesmo tanto para o lançamento de dardo como de disco. Primeiro, os atletas participam de uma fase classificatória, onde têm direito a três lançamentos. Os 12 melhores seguem para a final, em outro momento. Nesta, os 12 têm novamente três lançamentos, dos quais avançam as oito melhores marcas para mais três oportunidades. O dono da melhor marca - contando os três lançamentos iniciais da final - é o vencedor.
Quantos atletas participam da final?
Participam 12 atletas, sendo que oito avançam para uma segunda fase.
Do que é feito o dardo? E o disco?
O dardo é feito geralmente de metal. Mede entre 2,6 e 2,7 metros no masculino e entre 2,2 e 2,3 metros no feminino. No primeiro caso, pesa 800g e no segundo, 600g. O disco por sua vez é feito de madeira, com as bordas e o centro em metal. Tem um diâmetro entre 219 e 221mm (masculino) e entre 180 e 182mm (feminino), pesando 2kg para os homens e 1kg para as mulheres. A espessura também varia: entre 34 e 46mm (masculino) e 37 a 39mm (feminino).
Como é feito o lançamento?
No caso do disco, o atleta segura o disco com uma mão e gira sobre si mesmo na direção contrária para ganhar impulso, até que ao final do segundo giro estende o braço para o lançamento. O competidor não pode pisar fora da zona, sob pena de queimar a tentativa.
No caso do dardo, a técnica é diferente. O atleta tem uma área para correr e ganhar velocidade. Nesse momento, carrega em uma mão, à altura da cabeça, sobre o ombro, o dardo, até que estica o braço para trás para ganhar mais impulso e lançar o objeto. Também é proibido pisar fora da zona de lançamento.
Os atletas usam os próprios dardos e discos?
No caso dos discos, sim, é permitido a utilização de um disco próprio. Contudo, ele precisa ser liberado pelos árbitros e uma vez na competição, os demais atletas também poderão usá-lo. Em relação ao dardo, a lógica é a mesma. Os atletas os deixam em uma área comum e qualquer competidor pode escolher o dado que preferir, seja dele ou de um concorrente.
Qual a área da pista?
A pista no dardo tem entre 30 e 36,5 metros de comprimento e 4 metros de largura. Já no disco, o círculo de lançamento tem 2,5 metros de diâmetro e é cercado por uma espécie de gaiola de metal, com abertura apenas na frente, por medidas de segurança caso o disco seja arremessado na direção errada.
Qual o recorde mundial?
- Dardo masculino - 98,48 metros, Jan Zelezny (República Tcheca, em 1996)
- Dardo feminino - 72,28 metros, Barbora Sportakova (República Tcheca, em 2008)
- Disco masculino - 74,35 metros, Mykolas Alekna (Lituânia, em 2024)
- Disco feminino - 76,80 metros, Gabriele Reinsch (Alemanha Oriental, em 1988)
Quando acontecem as finais?
- Disco feminino - 5 de agosto (15h30min)
- Disco masculino - 7 de agosto (15h25min)
- Dardo masculino - 8 de agosto (15h25min)
- Dardo feminino - 10 de agosto (14h40min)