Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: canoagem slalom

Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: canoagem slalom

Mais do que velocidade, modalidade exige agilidade dos atletas para vencer os obstáculos

Carlos Correa

Atletas precisam vencer os obstáculos a favor e contra a correnteza

publicidade

FALTAM 21 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024

Se a disputa da canoagem velocidade acontece em linha reta e num percurso plano, no slalom a situação se inverte. Aqui, os atletas descem uma corredeira artificial com a água em intenso movimento. Em vez da linha reta, entra em cena movimentações incessantes para dar conta de vencer todos os pontos obrigatórios antes de cruzar a linha de chegada.

Quem vence?

Quem cumprir o percurso na menor tempo, vencendo todas as “portas”, como são chamados os pontos obrigatórios pelos quais os atletas têm que passar.

Onde são disputadas as provas?

As corredeiras artificiais, com cerca de 400 metros de extensão, serão montadas no estádio náutico Vaires-Sur-Marne, no entorno de Paris.

Quantas “portas” existem ao longo do percurso? Como elas são?

Entre 18 a 25, sendo que seis são contra a correnteza. As “portas” são pontos obrigatórios pelos quais o competidor precisa necessariamente passar, sob pena de punição com tempo. A “porta” em si consiste em dois postes suspensos, medindo entre 1,4 e 4 metros.

Qual o significado das cores das “portas”?

Porta verde significa que o canoísta deve remar a favor da correnteza. Nas vermelhas, a passagem pela “porta” é, obrigatoriamente, contra a correnteza.

Qual a punição por não passar por uma das “portas”?

Se o atleta bater em alguma baliza, mas ainda assim passar pela “porta”, a punição é de dois segundos, acrescentados ao tempo de chegada. Se por acaso, o canoísta deixar de passar por um dos obstáculos, a punição é de 50 segundos, o que praticamente inviabiliza as chances de título.

O competidor que deixa de passar por uma das "portas" é punido com 50 segundos | Foto: Jonne Roriz/COB/Cp

Existe alguma vestimenta obrigatória por questões de segurança?

Tanto o capacete como o colete de flutuação são obrigatórios durante as descidas.

Quantas categorias estão em disputa?

As mesmas três categorias são disputadas no feminino e no masculino: Caiaque (K1), Canoa (C1) e Caiaque cross (X1). Além da diferença entre os barcos, no caso do caiaque cross as descidas são feitas por quatro competidores e os dois primeiros a cruzar a linha de chegada avançam (descontadas as eventuais punições). A curiosidade é que nessa categoria, o contato entre as embarcações é permitido.

Qual o formato de disputa da competição?

As disputas acontecem primeiro em uma etapa classificatória, seguida de semifinais e finais. No caso do K1 e do C1, nas eliminatórias os atletas têm direito a duas descidas, valendo o melhor tempo. Nas semifinais, os competidores descem apenas uma vez, com os 12 melhores tempos avançando às finais.

Quando acontecem as finais?

FEMININO

  • K1 - 28 de julho (12h45min)
  • C1 - 31 de julho (12h25min)
  • X1 - 5 de agosto (11h55min)

MASCULINO

  • K1 - 29 de julho (12h20min)
  • C1 - 1º de agosto (12h30min)
  • X1 - 5 de agosto (12h)


Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895