Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – Ginástica artística: cavalo com alças e barras paralelas

Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – Ginástica artística: cavalo com alças e barras paralelas

Disputas fazem parte do programa olímpico desde 1896 e são apenas masculinas

Carlos Correa

À exceção de um movimento, ginastas não podem encostar as pernas no aparelho

publicidade

FALTAM 16 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024

Tanto o cavalo com alça como as barras paralelas são disputas apenas masculinas, com características bem distintas. As paralelas surgiram a partir da criação do aparelho não com fins de competição, mas sim de treinamento, já que eram utilizadas para que os atletas fizessem exercícios de fortalecimento dos braços. A partir da variedade de movimentos que se percebeu a possibilidade de se tornar uma nova modalidade dentro da ginástica. O cavalo com alças, por outro lado, teve em suas origens menos a ginástica e mais a equitação, visto que servia como prática para a montaria no início e, posteriormente, para acrobacias equestres em cima do aparelho. Os dois fazem parte do programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos, em Atenas-1896.

Quem vence?

Quem obtiver as melhores notas dos juízes a partir de movimentos e manobras de acordo com o aparelho em disputa.

No geral, como são atribuídas as notas? Quais os critérios?

Por muito tempo, a nota máxima era o 10, marca atingida pela primeira vez em 1976 pela romena Nadia Comaneci. No entanto, o sistema foi alterado em 2006 e hoje em dia é calculado a partir do grau de dificuldade dos movimentos e da sua execução. A soma de ambos é que determina a nota final. A nota de execução parte de 10 e vai diminuindo a cada erro. Já a de dificuldade leva em conta os elementos incluídos na série. Desta forma, por exemplo, se duas ginastas têm ambas uma prova sem erros, vence aquela que incluiu em sua apresentação elementos de dificuldade maior.

Quais os termos mais utilizados durante as provas?

  • Elemento - Todo movimento que faz parte de um código de pontuação com um valor de dificuldade.
  • Execução - É a apresentação em si.
  • Pirueta - É um giro de 360° em torno do eixo longitudinal, feito tanto no ar como com o pé apoiado.
  • Mortal - Giro no ar, mas dessa vez em torno do eixo transversal. Ou, de uma forma mais simples, uma cambalhota. Pode ser executado para frente ou para trás.
  • Twist - Inclui um giro longitudinal de 180º combinado com uma rotação para a frente sobre eixo transversal. O Duplo Twist Carpado, movimento executado pela primeira vez pela brasileira Daiane dos Santos é uma variação do twist seguida de um mortal duplo.
  • Saída - É a parte final da apresentação, o último movimento.

Qual a ordem de apresentação dos aparelhos?

  • Masculino: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra.
  • Feminino: salto, barras assimétricas, trave e solo.

Como funciona a disputa do individual geral?

Na fase de qualificação, quem disputa o individual geral precisa se apresentar em todos os aparelhos - quatro para as mulheres e seis para os homens. Os 24 melhores avançam para a final, com um limite de dois representantes por país.

Qual o formato de disputa?

Da mesma forma que o individual geral, mas neste caso, o atleta pode competir apenas nos aparelhos que preferir. Na final, a ordem de apresentação é inversamente proporcional às notas da qualificação, de modo que a nota mais alta seja a última a se apresentar, mantendo assim o suspense sobre os favoritos.

Como acontece a disputa por equipes?

A partir desta edição, cada país pode contar com cinco atletas - eram quatro até Tóquio-2020. As notas do primeiro dia de competição que valem para o individual geral também valem para as equipes para fins de classificação. Os oito melhores times classificados avançam às finais. As notas são todas zeradas e para cada aparelho, apresentam-se três atletas de cada país. Ao final de todos os aparelhos, as notas de todos os competidores são somadas para definir a equipe vencedora.

O que os ginastas colocam nas mãos antes das provas?

É “pó de magnésio”, utilizado para deixar a mão menos escorregadia, já que o pó absorve o suor.

CAVALO COM ALÇAS

A "tesoura" é o único momento em que perna do atleta pode encostar no aparelho | Foto: JAMIE SQUIRE / Getty Images / AFP / CP

O que define uma boa apresentação no cavalo com alças?

No geral, a série envolve movimentos circulares e tesouras, quando o ginasta, com as duas mãos nas alças, passa uma perna de cada lado do cavalo para depois inverter a ordem. Movimentos executados com as duas pernas juntas também são bastante utilizados.

Quais movimentos são considerados pré-requisitos?

Além da fluidez dos exercícios, exige-se que a série tenha movimentos circulares, seja com as pernas unidas como separadas. É obrigatório utilizar toda a extensão do aparelho. Por outro lado, é proibido tocar com qualquer parte do corpo que não as mãos no cavalo, à exceção das tesouras. Da mesma forma, é proibido tocar com os pés no chão até a saída.

Quais as medidas do aparelho?

O cavalo tem 1,6 metro de comprimento, com 30cm de largura na base e 35cm no topo, com uma altura de 1,15m. As alças medem 12cm e ficam a uma distância entre 40 e 45cm uma da outra. O aparelho é feito de plástico e coberto com um material sintético que imita couro. Já as hastes são de metal.

Qual a origem do nome do aparelho?

O nome se dá pela semelhança das alças, colocadas na parte superior, com o apoio das selas dos cavalos.

BARRAS PARALELAS

Atletas das barras paralelas precisam trabalhar em toda a extensão do aparelho | Foto: Gaspar Nóbrega/COB/CP

O que conta para uma boa apresentação nas barras paralelas?

A base de apresentação está nos movimentos de balanço e largada, também conhecidos como elementos de impulso, tanto nas duas barras como somente em uma delas. Os juízes avaliam movimentos considerados pré-requisitos, como utilizar toda a extensão das barras, trabalhando acima e abaixo delas. O atleta que não executar pelo menos uma largada - movimento com mortais e piruetas - tem a sua nota de partida reduzida. A execução das paradas também é decisiva, devendo nelas o ginasta manter a posição de 180° na vertical e 90° nas paradas e movimentos de equilíbrio. Braços e pernas devem ficar a maior parte do tempo estendidos.

O que pode acarretar em perda de pontos?

Além de uma execução imperfeita ou de não apresentar algum dos pré-requisitos, o Código de Pontos prevê punições em outros casos. Um deles é encostar as pernas nas barras.

Quais as medidas do aparelho?

As barras têm 3,5 metros de comprimento e estão colocadas a uma altura de 2 metros em relação ao chão, distantes uma da outra entre 42 e 52cm, de acordo com o tamanho do atleta.

Quando são as finais?

  • Equipes masculino - 29 de julho (12h30min)
  • Equipes feminina - 30 de julho (12h30min)
  • Individual geral masculino - 31 de julho (12h30min)
  • Individual geral feminino - 1º de agosto (13h15min)
  • Cavalo com alças - 3 de agosto (12h10min)
  • Barras paralelas - 5 de agosto (6h45min)


Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895